A IBM Brasil, por meio de tecnologias de big data e analytics, analisou o sentimento de 3,1 milhões de mensagens postadas no Twitter, de um total de 8 milhões de Tweets sobre a seleção capturados antes, durante e depois dos jogos do time na Copa das Confederações. O resultado da análise foi divulgado por meio de um aplicativo chamado Ei!, desenvolvido pela IBM especialmente para esse projeto.(veja infográfico com as principais conclusões.)
A tecnologia que "escuta" a opinião dos torcedores no Twitter foi desenhada pela equipe brasileira do laboratório de pesquisas da IBM Brasil. De acordo com a fornecedora, a ferramenta analisou com acuracidade todos os Tweets escritos em português (dentro e fora do Brasil), selecionando aqueles relacionados aos jogos do Brasil no campeonato e determinando qual o sentimento, positivo ou negativo, associado a cada um deles.
A partir daí, foram gerados gráficos e estatísticas que ilustram os comentários sobre os temas mais discutidos no microblog, como performance individual dos jogadores, desempenho da equipe, da comissão técnica e do árbitro.
(Clique sbre a imagem para aumentar)