Ultrapassar RS$ 1 bilhão em faturamento é a meta da Intelbras para este ano, o que representa um crescimento de aproximadamente 25% em relação a 2013, quando atingiu R$ 824 milhões de receita. A informação é de Altair Silvestri, presidente da empresa, que explica que para atingir esse objetivo a empresa criou um novo programa de canais de venda, aumentou seus esforços de exportação e entrou em novas áreas de negócios, como vigilância patrimonial e equipamentos contra incêndio.
O executivo diz que, no curto prazo, o objetivo é que o programa de canais evolua de forma dinâmica, através de quatro valores fundamentais — transparência, regras claras, relacionamento e apoio ao canal. "No longo prazo, queremos formar uma rede de relacionamento forte e estruturada, condizente com nossa força de vendas, reconhecida nos 19 países em que atuamos", ressalta Silvestri.
A recém-lançada plataforma de relacionamento está disponível, nesta primeira fase, para atender os distribuidores, mas em breve será ampliada para os 19 mil revendedores e 40 mil pontos-de-venda da empresa, que tem oferecem uma portfólio diversificados de produtores nas áreas de telecomunicações, segurança e redes.
As novas áreas de negócios, que representam cerca de 10% da receita da Intelbras, devem crescer nos próximos anos, pois neste ano ela adquiriu as empresas Engesul e Automatiza, fabricantes de sistemas de detecção de incêndio, iluminação de emergência e produtos de controle de acesso.
Outra iniciativa foi o investimento na expansão do parque fabril, para atender mais próximo o mercado consumidor. A Intelbras tem fábricas em Santa Catarina, Manaus e Santa Rita do Sapucaí. No mês que vem, ela vai aumentar a capacidade produtiva com a ampliação da planta industrial na cidade mineira. A empresa investe também 5% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento.
Para implantar uma política mais agressiva de exportação, a Intelbras montou uma subsidiária no México, com cerca de 40 empregados, com estrutura completa que inclui vendas, suporte, estoque, etc. A filial mexicana vai ser usada como aprendizado e aperfeiçoamento dos processos, para que atinja as previsões de crescimento. Hoje apenas 7% da receita da empresa é proveniente das exportações.
Programa de canais
O novo programa de canais da Intelbras é unificado e contém módulos por unidade de negócio (segurança, telecomunicações e redes) visando atender as particularidades de cada mercado em que atua. O programa adota a metodologia Direct Touch, que promove o contato com todos os elos da cadeia.
''Contato direto não significa venda direta, mas sim uma forma de atuação mais próxima com cada parceiro de negócio envolvido no processo de venda e distribuição com os clientes finais, com a proposta de apoiar os canais no desenvolvimento dos negócios e do mercado, aderente a sua política comercial'', explica Marcio Ferreira, diretor de canais da Intelbras, acrescentado que "um instalador ou empreendedor individual pode participar, recebendo informações e treinamentos específicos".