O processo de venda de serviços da Algar Telecompassou a ser 100% digital. Lojas próprias e consultores de pessoas físicas e Micro e Pequenas Empresas (MPE) já utilizam a solução, que agiliza o atendimento e elimina a necessidade de impressão de contratos para assinatura, melhorando a experiência do cliente. Em uma próxima fase, a assinatura digital se estenderá a credenciadas e ao segmento corporativo.
A venda de um serviço em uma loja gera um contrato de seis páginas frente e verso, que era impresso em duas vias (cliente e loja). Agora, a assinatura será automatizada, por meio de um tablet. Ao final da venda, o contrato é armazenado diretamente no banco de dados da empresa e será oferecida ao cliente a opção de receber sua via por e-mail.
Para o diretor de Transformação Digital da Algar Telecom, Eduardo Rabboni, existem vários processos que fazem sentido somente para o prestador do serviço, mas que aos olhos do consumidor não agregam valor. Segundo ele, com a digitalização é possível localizar, enviar, comparar, manusear, controlar e recuperar o documento de maneira instantânea por meio de um sistema de busca.
Ou seja, um processo que duraria horas passa a ser imediato. Isso facilita atendimentos posteriores, pois o contrato estará disponível no fluxo eletrônico da transação. A empresa também ganhará com a melhoria do controle de qualidade dos processos de venda e da gestão do documento.
O projeto de implantação da assinatura digital, denominado Venda Fácil Telecom, surgiu na Plataforma de Inovação da empresa, por meio da qual os associados – como são chamados os colaboradores do grupo Algar – podem cadastrar suas ideias inovadoras. As soluções sugeridas são avaliadas e, se forem aprovadas, tornam-se protótipos. Foi esse o caminho trilhado pelo projeto de assinatura digital. Além disso, a ferramenta foi 100% desenvolvida internamente.