O caixa eletrônico completa seu 50º aniversário este ano. Para comemorar a data, a YouGo, em parceria com a ACI Worldwide, realizou uma pesquisa com mais de 8.000 consumidores pelo mundo, e descobriu que as pessoas estão em busca de formas mais fáceis, intuitivas e seguras de acessar suas contas. 43% dos consumidores na Itália, 38% na Espanha e 28% nos EUA querem que os caixas eletrônicos ofereçam formas de autenticação melhores e mais seguras.
Eles também destacaram que gostariam de ver informações mais detalhadas sobre suas contas, como alertas para pagamentos futuros ou taxas de saque. Outra inovação mencionada foi a possibilidade de emitir um novo cartão de crédito ou débito a partir do equipamento. Dentre os problemas dos caixas eletrônicos, porém, o mais citado por consumidores foram as taxas cobradas para utilização.
Consumidores querem novos serviços inovadores e fáceis de usar:
- A capacidade de emitir novos cartões de crédito ou débito por meio dos caixas eletrônicos chamou a atenção de 35% dos consumidores na Espanha, seguido por 31% na França, 26% no Reino Unido e 25% nos EUA.
- Globalmente, os consumidores estavam menos interessados ??em adquirir outros produtos bancários (como novas contas ou financiamentos) por meio do equipamento: apenas 5% dos consumidores do Reino Unido e 9% dos consumidores dos EUA aproveitariam essa característica.
"Os consumidores hoje possuem a conveniência de acessar suas contas bancárias através dos telefones, ou simplesmente aproximarem o cartão de um leitor para fazer um pagamento – e muitos deles querem usar caixas eletrônicos de forma semelhante", destaca Mandy Killam, vice-presidente executiva da ACI Worldwide. "O caixa eletrônico é um excelente exemplo de um comportamento persistente do cliente – e, no futuro, os consumidores esperam que esse equipamento continue evoluindo, assim como acontece com os aplicativos e recursos nos dispositivos móveis e com as alternativas de pagamento sem contato".
Uso varia de acordo com o país
A Alemanha lidera o uso dos caixas eletrônicos – 48% dos entrevistados afirmaram utilizar o equipamento, mesmo com a disponibilidade de novas formas digitais de pagamento. Na sequência está Espanha com 47%, Reino Unido com 42%, França e Itália com 40%, EUA com 34% e Hungria com 29%.