Com objetivo de atender as necessidades dos clientes, o Pão de Açúcar tem realizado diversas mudanças no ambiente digital, proporcionando uma melhor experiência de compras. Recentemente, a rede reformulou o e-commerce, valorizando a navegação para facilitar e tornar mais fácil realizar compras de itens de supermercado pela internet. Além disso, foram modificadas funcionalidades e o layout das páginas.
As mudanças tiveram como ponto de partida, estudos realizados pelo time de User Experience (UX), sobre o real comportamento de compra e fluxo de navegação dos clientes no site. Para validar tudo isso foram criados protótipos e páginas funcionais para a realização de diversos testes de usabilidade, que permitiram entender se tudo que foi desenhado e planejado estava sendo absorvido por quem acessava o site para fazer uma compra.
A nova interface do site se mostra mais minimalista e focada na jornada do cliente, privilegiando aspectos funcionais que permitam uma navegação agradável, rápida, responsiva e fluida em qualquer dispositivo. Os banners de oferta continuam na parte superior da página e para conferir os produtos e outras informações do site, basta explorar as informações na página inicial ou navegar pelas categorias, disponíveis na lateral esquerda da tela. É possível, ainda, acompanhar o pedido ao fazer login no site e acessar a área "Meus Pedidos".
Outra novidade no layout é o carrinho inteligente, que fica sempre disponível para consulta. Para visualizar, ao clicar no ícone, uma aba abrirá do lado direito da tela, permitindo que o cliente confira os produtos, sem ter que sair da página em que estava navegando anteriormente. As páginas de produto também se tornaram mais amigáveis, facilitando a visualização das informações dos produtos.
Para tornar essa experiência ainda melhor, o PãodeAçúcar.com passa a oferecer conteúdo produzido especialmente para seus clientes. Ao lado direito dos banners de ofertas, bem abaixo do header do site, e também acessando um link na sidebar com as categorias, os clientes encontram dicas, receitas e outras informações riquíssimas no blog, atualizado semanalmente.
A arquitetura da plataforma também foi redesenhada. Algumas importantes mudanças promovidas foram:
- API first: O backend se apresenta no formato restFul permitindo o uso de suas funcionalidades por aplicativos web, mobile ou qualquer outro dispositivo que suporte esse tipo de tecnologia. Exemplo: Smarts TVs.
- Single Page Application: O Site possui uma arquitetura de software baseada em Ajax, em que as transições de telas acontecem todas em uma única página, sem necessidade de carregar novamente conteúdos já exibidos.
- Progressive Web App: Os navegadores mais recentes possuem funcionalidades próximas a de um APP Mobile nativo. O novo site já possui acesso a algumas dessas funcionalidades como, por exemplo, salvar o site como um App na home screen do celular.
- Abordagem de micro serviços: O backend do site está hoje segregado por pequenos blocos de funcionalidades que interagem entre si e são expostos na web em um API Gateway.
- Automação de build e deploy: Foi utilizado NodeJS e Jenkins para automação do processo de build da aplicação, otimização de dependências como imagens e arquivos estáticos e, por fim, o deploy.
Ainda na linha de investimento digital, o programa de fidelidade Pão de Açúcar Mais acaba de lançar o Meu Desconto em seu aplicativo, onde são oferecidas, no mínimo, 30 ofertas, totalmente personalizadas e exclusivas para cada cliente de acordo com os produtos mais comprados. Todas as ofertas podem ser ativadas e utilizadas também no site.