A hora de investir em SOA é agora, diz IBM

0

A hora para investir em SOA (Service Oriented Architeture) é agora. Fazendo uma analogia, estamos no mesmo momento em que surgiu a internet, quem esperou ficou fora de mercado. SOA não depende de uma tecnologia de mercado, mas que precisa ser dominada desde já.

Essa foi mensagem do diretor de Software da IBM, Marcos Bravo, em sua apresentação no evento internacional ?Software In Concert?, que reuniu na quarta e quinta-feira ( 2 e 3 de agosto) especialistas e usuários no Hotel Unique, em São Paulo.

Segundo ele, uma pesquisa revelou a motivação das empresas na adoção do SOA: 25% desejam integração; 24% diz que o departamento de TI demora muito para implementar mudanças; 21% considera o custo de gestão de TI elevado; 13% vê dificuldades na reconfiguração de processos de negócios; 5% reclama da demora na realização de up-grade de software; 7% em avaliar ROI (retorno sobre o investimento) do up-grade; e 5% outros motivos.

A IBM já investiu mais de US$ 1 bilhão nos últimos doze meses em SOA e emprega mais seis mil especialistas no desenvolvimento da arquitetura.

Disse ainda que SOA não é apenas um problema de integração, mas serviço de informação ao usuário para realizar processos de negócio. Explicou a questão como se fosse uma rede local, onde existe serviços de diretório, de impressão, de internet, etc, que funcionam para entregar um serviço ao usuário.

?Se Ford tivesse escutado seus clientes, eles diriam que precisavam de um cavalo mais rápido?, citou o diretor da IBM para exemplificar que o usuário precisa ter uma visão estratégica do negócio, onde existe uma cadeia entre fornecedores e clientes a ser atendida de forma ágil, com informações complexas, estruturadas e seguras.

?Quando o desenvolvimento de software é gerenciado com um processo de negócios, ele se torna um impulsionador de vantagens inovadoras e competitivas?, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.