O número de celulares que já saem pré-configurados de fábrica com navegadores de internet atingirá 3,8 bilhões de unidades em 2015, representando 60% da base total de aparelhos no mundo. O número representa o dobro da penetração atual de browsers nos celulares, segundo dados da ABI Research.
Estudo da consultoria aponta que essa evolução se por intermédio de duas vertentes. A primeira é marcada por navegadores de internet altamente sofisticados, ou seja, browsers completos, que serão encontrados em todos os smartphones e em um número crescente de celulares avançados equipados com diversos recursos multimídia. De acordo com a ABI Research, tais aparelhos poderão comportar esses tipos de navegadores por contarem com processadores avançados, grande capacidade de memória e telas com tamanho e resoluções adequados.
Já a outra vertente é a dos navegadores de web baseados em proxy, como o Opera Mini. Esse modelo de browser opera normalmente em celulares com processadores de baixo desempenho e pouca memória. A pesquisa indica que a base instalada de navegadores de internet completos irá superar a de browsers do tipo proxy em 2012.
- Mobilidade