A Microsoft e a Salesforce.com, fornecedora de software de CRM como serviço (SaaS), anunciaram nesta quarta-feira, 4, que chegaram a um acordo para acabar com processos judiciais por quebra de patentes. As empresas concordaram em ceder acesso mútuo ao portfólio de serviços e produtos uma da outra. O detalhes financeiros não foram divulgados.
O acordo foi assinado para acabar com dois litígios. O primeiro, impetrado pela Microsoft na Corte Distrital de Delaware, nos Estados Unidos, em maio, acusava a Salesforce de infringir nove de suas patentes relacionadas a software de relacionamento com o cliente. O último, encarado pelo mercado como uma resposta direta à ação da empresa de Bill Gates, foi registrado na mesma corte e envolve as mesmas patentes, mas foi impetrado pela Salesforce. Neste, porém, era exigido que a Microsoft pagasse multa de US$ 284 milhões (veja mais informações em "links relacionados" abaixo).
De acordo com Horacio Gutierrez, vice-presidente executivo e diretor de assuntos legislativos da Microsoft, a empresa ficou "muito satisfeita com o acordo". Para ele, o acerto foi "um exemplo de como duas empresas podem competir vigorosamente no mercado, mas ainda assim respeitar as respectivas propriedades intelectuais".
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