everis desenvolve plataforma digital para agência da OTAN

0
21

A everis fechou um contrato no valor de 10,4 milhões de euros com a Agência de Comunicações e Informações da OTAN (NCI).

O contrato contempla duas fases, sendo a primeira fase do projeto focada em Arquitetura Orientada a Serviços e Gerenciamento de Identidade e Acesso, e que fornecerá serviços comuns de middleware para o desenvolvimento das aplicações. Os trabalhos da primeira fase foram iniciados em 6 de janeiro de 2020 e sua conclusão deve ocorrer em 2021.

"A plataforma desenvolvida sob este contrato garantirá que as aplicações e serviços comerciais em todo o ecossistema da OTAN possam responder eficientemente às necessidades operacionais da OTAN", declarou Pierre Pradier, Head de Serviços Corporativos Centrais da Agência NCI.

A everis oferece diferentes serviços dentro da estrutura do contrato, incluindo integração, serviços de segurança de identidade e acesso, hospedagem de plataforma e outros serviços de desenvolvimento de aplicativos, administração e monitoramento. Entre muitas outras vantagens, os serviços prestados sob este contrato tornarão o desenvolvimento da aplicação mais fácil, rápido e com custos menores.

O desenvolvimento da plataforma, que começou no início de janeiro, está sendo realizado utilizando microserviços, uma das tecnologias mais avançadas do mercado no desenvolvimento de plataformas de TI.

Esta abordagem permitirá à OTAN interoperar, proteger e desenvolver as aplicações existentes e criar novas aplicações de forma mais eficiente, sem interrupções e com maior agilidade, e de forma muito mais alinhada com as atuais capacidades digitais oferecidas pelas aplicações modernas (computação sem interrupções, disponibilidade de funcionalidades a qualquer momento e através de qualquer canal ou dispositivo, resposta rápida às mudanças e maior resiliência, entre outros).

Segundo Alberto Pizarro, Sócio Executivo de Tecnologia e Soluções Avançadas da everis: "Este projeto disruptivo (do ponto de vista tecnológico) em que estamos trabalhando é um grande passo para a OTAN, uma vez que as novas capacidades proporcionadas por esta plataforma nos permitirão focar na lógica empresarial por meio do domínio transversal, melhorando assim os processos e oferecendo melhores soluções às unidades de negócios".

Enquanto, Paul Howland, Diretor do Programa Polaris da Agência NCI, afirma que: "Este projeto representa uma possível mudança de paradigma na forma como a OTAN poderia se desenvolver e oferecer seus serviços operacionais no futuro. Isto incentivará a inovação e reduzirá os custos operacionais, garantindo uma maior reutilização das capacidades".

José Luis del Amo, Sócio Comercial da OTAN na everis, afirma que "este projeto é um desafio fascinante para a everis, pois estaremos trabalhando com a Agência NCI em um dos principais projetos do processo de transformação digital da OTAN".

Este projeto é um dos quatro projetos centrais do extenso programa Polaris da OTAN, e é a principal prioridade da Agência no apoio às operações. A Polaris se concentra na consolidação da infraestrutura de TI da OTAN para permitir sua modernização e administração centralizada, de modo que novas formas de trabalho sejam criadas. O programa inclui importantes iniciativas para melhorar a segurança e a mobilidade do pessoal.

Deixe seu comentário