A Huawei Technologies foi a escolhida para construir a primeira rede UMTS da operadora de telecomunicações uruguaia Antel. Esta será a primeira rede no padrão de terceira geração (3G) de telefonia celular construída na América Latina. Depois de um ano de testes, a Antel adquiriu os equipamentos de UMTS da fabricante chinesa. Pelos termos do contrato, cujo valor não foi revelado, a Huawei irá a fornecer para a operadora sua solução UMTS baseada em tecnologia HSDPA.
De acordo com a fabricante, a solução não só serviços sem fio como também serviços de valor agregado, abrangendo as séries NodeB baseadas em HSDPA, core de rede compatível com GSM/GPRS/3GPP R99/3GPP R4, rede inteligente aberta, além de solução de gerenciamento de rede e sistema de suporte operacional. Baseada no chip ASIC desenvolvido pela própria empresa, a rede 3G, segundo a Huawei, proporcionará alta performance aos serviços da Antel, cuja velocidade de transmissão de dados pode atingir picos de 14,4 Mbps no downlink.
A Huawei mantém 31 contratos comerciais para esse tipo de infra-estrutura com operadoras do mundo todo, como a Vodafone, Telefônica, Deutsche Telekom, Orange, Etisalat, KPN, entre outras.