A IFS lançou nesta terça-feira (4/9) para os mercados brasileiro e latino-americano a nova versão de seu produto, o IFS Applications 7, no qual foi investido mais de um milhão de horas (600 mil horas de desenvolvimento e o restante de empacotamento) além de mais de 40 mil horas de localização para o mercado brasileiro.
A informação é do vice-presidente executivo da empresa, Jan Moodh, que veio ao Brasil para apresentar a nova versão aos usuários, entre os quais a consultoria KPMG, Varig Log, Ocean Air, Fundação Cásper Líbero, Ceará Portos, Renco, entre outros. Apesar de não poder divulgar números, o executivo diz que com a nova versão trará um crescimento entre 8% e 10% em receitas no ano fiscal. No semestre encerrado em junho passado a empresa faturou US$ 1.108 milhões.
Uma das principais características da nova versão é que ele já contempla um sistema de validação de arquivo que está sendo utilizado nas obrigações legais que incidem no Ato Cotepe 70/05, além de estar preparado para atender à demanda de funcionalidades para a execução da Nota Fiscal Eletrônica do Município de São Paulo. A estrutura de localização também prevê a geração da Nota Fiscal Eletrônica da Secretaria da Fazenda (SEFAZ). ?Atualmente, temos um time exclusivo trabalhando neste desenvolvimento?, comenta Milton Linck, diretor de TI da IFS.
A versão 7 continua progredindo no conceito de componentização, que reduz os custos das operações e facilita upgrades, o que confirma a adequação do IFS Applications ao conceito de arquitetura orientada a serviços ? SOA.
Outra características do aplicativo é a funcionalidade para a gestão de contratos, que gerencia desde o orçamento até a geração do mesmo e a execução do projeto, informações que são integradas ao módulo financeiro. Na área de construção civil, por exemplo, a gestão ocorre do orçamento de uma ponte até a entrega do projeto.
Pouco explorado no Brasil, o Contract Lifecycle Management é visto como um nicho promissor. Segundo o Gartner Group, até o final de 2007 mais 20 bilhões de dólares serão gastos mundialmente pelas companhias com a aquisição de softwares e de serviços de gestão de contratos.
Já em relação à manufatura, um dos alvos da companhia, a versão 7 do IFS Applications contempla novas funções para o módulo de supply chain, trazendo o conceito de planejamento multi-site. Isso quer dizer que uma companhia pode planejar diversos sites simultaneamente com a flexibilidade de realizar compras e vendas centralizadas, além de produção e supply chain distribuídos na melhor opção logística e disponibilidade de cada filial.
A solução ainda permite operar o sistema de acordo com o controle de unidade de medida, como fardo, granel e sacas, o que abre a perspectiva de uso do IFS Applications em movimentação de grãos e pescados sem a necessidade de conversões, o que permite análises diretas dos estoques em qualquer unidade, bem como realizar transações de compra e venda tratando as duas unidades simultaneamente e sem conversões fixas.
Em se tratando de gerenciamento ativo de serviços, que envolve frotas de trens, aviões, navios e ativos para o setor elétrico, além da gestão pós-venda e assistência técnica para as áreas de construção, máquinas e equipamentos, foram realizadas melhorias significativas no planejamento gráfico do recurso técnico, que traz o conceito de clicar e arrastar as pessoas às tarefas.
Outra inovação é a disponibilidade da plataforma própria para operações de campo com equipamentos móveis. Neste modelo, a IFS mantém controle se o usuário está ou não conectado para gerenciar a atualização de todas as informações que foram inseridas de forma offline.