A Sofhar Gestão&Tecnologia firmou parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) para o desenvolvimento de projetos que possam alinhar e unir o mercado com o acadêmico. Pela primeira vez uma empresa, a Sofhar, terá sua sede dentro de uma universidade , a PUC-PR, na capital paranaense.
A empresa, a partir de dezembro, terá suas instalações dentro do Tecnoparque da PUC-PR para, além de trabalhar junto com a Universidade, estar mais perto e fazer com que a troca de conhecimentos e atividades se torne mais fácil e ágil.
Segundo Wilmar Prochmann, presidente da Sofhar, será um trabalho inédito tanto para a PUC-PR como para a empresa. "Eu não tenho dúvidas de que estamos começando uma nova era para ambas as partes. Promover a união entre o mercado com a academia será uma experiência inédita e extraordinária, em que teremos a oportunidade de alavancar um novo caminho para a formação acadêmica somado as demandas e necessidades do mercado. Vamos aprender juntos, visto que a iniciativa e o pioneirismo fazem parte de todo e qualquer processo de inovação", diz Wilmar.
Neste trabalho em conjunto, todos ganham: a comunidade, o setor empresarial e produtivo e a Universidade. A academia estará mais próxima do mercado de trabalho, entendendo as necessidades do setor. Além disso, a capacidade produtiva da academia poderá ser aproveitada em práticas comerciais.
Para a Sofhar será uma ótima oportunidade por estar fisicamente próxima de tantos e tão variados profissionais que, aliados ao know-how da empresa, contribuirão para o desenvolvimento de projetos mais eficazes. Alguns projetos desenvolvidos dentro do Tecnoparque também poderão ser usados comercialmente.
"Os colaboradores da Sofhar poderão ter os mesmos benefícios que os colaboradores da PUC-PR. Utilizar os laboratórios, bibliotecas e outros centros de pesquisa", diz Roberto Luciano Clementi, diretor de Operações da Sofhar. Clementi ainda completa que outra vantagem, para a comunidade acadêmica, será a possibilidade de a Universidade receber um complemento aos cursos nas áreas de tecnologia, com cursos de extensão, especialização, etc.
Marcio Spinosa, diretor executivo da agência PUC – Ciência, Tecnologia e Inovação, acredita que a relação da universidade com o setor produtivo é muito boa, porque promove o desenvolvimento econômico e social. Na prática, existe um espaço em conjunto para a realização de pesquisas, capacitação e treinamento. "Essa parceria é importante porque poderemos dar vazão às
nossas pesquisas com objetividade, além de termos um espaço privilegiado para a capacitação e treinamento de nossos alunos", explica.
- Parceria inédita