O SoftBank e a Toyota Motor Corp. apostam em um futuro em que consumidores e empresas vão suprir suas necessidades de transporte sob demanda, formando um novo empreendimento que irá desenvolver e implantar tecnologias de carros autônomos.
A Monet Technologies lançará inicialmente serviços de atendimento a agências públicas japonesas e empresas privadas, seguidas pela implantação de veículos autônomos em 2020, disseram as duas empresas em um evento em Tóquio nesta quinta-feira, 4. Depois do Japão, a Monet pretende se expandirá globalmente.
O conglomerado financeiro investidor em tecnologia e a maior montadora da Ásia estão buscando competir numa área onde as empresas de tecnologia e automóveis dos EUA assumiram a liderança. É a primeira colaboração significativa entre a SoftBank e a Toyota, que já investiram bilhões de dólares em startups de serviços automatizados de direção e compartilhamento de carros, que impactam os mercados de automóveis e de transporte.
O SoftBank terá pouco mais de 50% do empreendimento, enquanto a Toyota controlará o restante. Ele será inicialmente capitalizado em 2 bilhões de ienes (US$ 17,5 milhões) e, eventualmente, chegará a 10 bilhões de ienes, conforme necessário. A SoftBank e a Toyota disseram que veem o empreendimento fornecendo uma variedade de serviços, como veículos de entrega de refeições nos quais os alimentos são preparados em movimento, ônibus hospitalares onde exames médicos a bordo podem ser realizados e escritórios móveis.
"A empresa de mobilidade é apenas o primeiro passo", disse o fundador da SoftBank, Masayoshi Son, em evento conjunto com o presidente da Toyota, Akio Toyoda. "Haverá um segundo e um terceiro e espero que a conexão seja aprofundada daqui para frente".
Mobilidade autônoma como serviço
O nome "MONET" combina as primeiras letras das palavras "rede de mobilidade" e foi escolhido para incorporar o desejo de ambas as empresas de construir uma rede de mobilidade que ofereça mobilidade mais segura e confortável para todos.
O MONET proporcionará coordenação entre a Plataforma de Serviços de Mobilidade da Toyota ("MSPF"), a infraestrutura de informações da Toyota para veículos conectados e a Plataforma de Internet das Coisas (IoT) da SoftBank, criada para criar novo valor a partir da coleta e análise de dados adquiridos de smartphones e smartphones. dispositivos sensores. Utilizando uma ampla gama de diferentes formas de dados relacionados à mobilidade automotiva e humana em ambas as plataformas, a MONET tem como objetivo otimizar a oferta e a demanda no transporte e, finalmente, lançar negócios Mobilidade-como-Serviço (MaaS) capazes de resolver questões de mobilidade social e criação de novo valor.
Para a primeira fase, a MONET planeja implantar serviços de despacho de veículos just-in-time para agências públicas locais e empresas privadas em todo o Japão. Esses serviços, que incluirão o transporte sob demanda por meio de parcerias regionais e ônibus corporativos, serão fornecidos em sintonia com a demanda dos usuários.
Na segunda metade dos anos 2020, o MONET planeja implantar negócios Autono-MaaS (mobilidade autônoma como serviço) usando o e-Palette, o veículo elétrico de bateria dedicado da Toyota para serviços de mobilidade que pode ser usado para diversos fins, incluindo mobilidade, logística e vendas. As possibilidades incluem serviços de mobilidade just-in-time focados na demanda, como entregas de refeições, veículos onde os alimentos são preparados enquanto estão em movimento, ônibus hospitalares onde exames médicos a bordo podem ser realizados, escritórios móveis e muito mais. A MONET também pretende lançar esses negócios no Japão com vistas a futuras expansões no mercado global.