Por que usar um parceiro de contract manufacturing?

0

Por que usar um parceiro de 'contract manufacturing'? Em primeiro lugar, é importante esclarecer o que é "contract manufacturing". Como a tradução literal nos traz, trata-se de um contrato pelo qual uma empresa contrata um terceiro que será responsável pela manufatura de determinado produto, integral ou parcialmente. E o que leva uma empresa a contratar um terceiro para realizar sua produção?

Há dois motivos que podemos apontar de imediato: redução de custo e foco dos negócios. Foco Antigamente, uma empresa desenvolvia um produto, preparava uma linha de produção, comprava os insumos, coordenava o marketing, vendia e realizava o pós-venda. Ou seja, cuidava de toda a cadeia e precisava ter especialistas em todas as funções, do engenheiro ao técnico de reparo, passando por técnicos de processo, compradores especializados e muitos outros.

A manufatura, especialmente a eletrônica, é altamente especializada e exige mais do que uma montagem de componentes. São necessários técnicos treinados e dedicados a essa função. Quando o foco do negócio é desenvolver e vender produtos, a empresa precisa dedicar seus esforços para essas ações. Uma maneira de se concentrar nas atividades centrais do negócio é deixar etapas que possam ser feitas por parceiros fora do seu escopo. Custos Linha de produção é um investimento alto para qualquer empresa. E, como todo investimento, deve se pagar por meio de sua utilização. Essa relação atinge seu ponto máximo quando a fábrica é usada constantemente. Quando os produtos fabricados não são suficientes para ocupá-la o tempo todo, a linha de produção começa a ser ineficiente.

Quando falamos de manufatura de produtos ou componentes eletrônicos, os investimentos são ainda mais altos, e o maquinário necessário tende a ser mais específico. Por vezes, há a necessidade de salas especiais que controlem impurezas, umidade e temperatura. Os profissionais precisam de vestimentas especiais. Há ainda uso de robôs, necessidade de testes automáticos, proteção de eletricidade estática e muitos outros itens que trazem velocidade e eficiência à produção. Ao mesmo tempo, esses itens potencializam a necessidade de a utilização da fábrica ser proporcional ao investimento. Ou seja, é preciso ter volume de produção para manter essa engrenagem gerando retorno. Nesse cenário, usar um parceiro que mantenha essa estrutura constantemente em funcionamento permite que seu negócio a utilize no momento e no volume que for necessário.

A parceria por meio de contract manufacturinga tende a diferentes tamanhos de produção, adequando-a à necessidade da empresa contratante, que se insere em uma fábrica com funcionamento constante. Com acesso a uma linha de produção já estabelecida, a empresa pode, então, se concentrar na comercialização e no desenvolvimento dos seus produtos.

Alessandro L. Felipe, Contract Manufactoring da Elsys.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.