Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Procon-SP multa Booking.com por falhas em cobrança e em reservas

Procon-SP multa Booking.com por falhas em cobrança e em reservas

0
Publicidade

O Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, multou em 18 de setembro a Booking.com Brasil de Serviços de Reserva de Hotéis Ltda. por infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). A multa, no valor de R$ 169.966,45, será aplicada mediante processo administrativo.
Conforme reclamações registradas por consumidores, a empresa efetuou cobrança em duplicidade, lançou cobrança em parcela única sendo que o contratado foi o pagamento em três parcelas e não permitiu a correção de erros de preenchimento de reserva em seu site, o que configura prestação de serviços inadequados.

Consumidores reclamaram também sobre o não cumprimento de ofertas feitas em seu site: empresa cobrou pelo cancelamento de reservas, sendo que havia informado que não faria tal cobrança; a pessoa reservou determinado quarto, sendo que o lugar efetivamente disponibilizado era de qualidade diferente e inferior; consumidor fez reserva e ao chegar no local constatou que a reserva não havia sido feita pela Booking.com.

Há também reclamações versando sobre situações em que os consumidores fizeram o cancelamento de reservas e a empresa recusou-se a devolver valores, retendo toda a quantia paga, sem que nenhum serviço tenha sido prestado. Tal prática revela-se abusiva, uma vez que as reservas canceladas previamente podem ser disponibilizadas a outros interessados de forma eletrônica e imediata.

Outra infração cometida pela Booking.com é não permitir o direito de arrependimento previsto no CDC para compras feitas pela internet. De acordo com a lei, para compras feitas fora do estabelecimento comercial — por telefone, internet, caixa postal, etc. — é garantido ao consumidor o prazo de sete dias para desistência.

Outras reclamações que chegaram ao Procon-SP referem-se à alteração unilateral do contrato por parte da empresa, que elevou os preços das reservas sem justa causa, desconsiderando valores anunciados como promocionais ou acrescentando tarifas não previstas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile