Camex reduz Imposto de Importação para bens de informática e telecomunicações

0

Foram publicadas nesta quinta-feira, 4, no Diário Oficial da União, duas resoluções da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovadas na última reunião do Comitê Executivo de Gestão da Camex (Gecex), realizada no dia 3 de novembro, que determinam a redução do Imposto de Importação para 167 produtos. Elas têm validade até 30 de junho de 2012.
A Resolução nº 78 reduz de 14% para 2% o Imposto de Importação de 161 bens de capital, sendo 157 ex-tarifários simples e 4 sistemas integrados. Já a Resolução nº 79 determina que haja redução do tributo de 16% para 2% para seis bens de informática e telecomunicações.
As estimativas de investimentos em importações relativos aos 167 novos ex-tarifários chegam a US$ 425 milhões, nos próximos dois anos. Quanto ao valor das importações em ex-tarifários, os três setores com maiores participações devem ser o petroquímico, o automotivo e o de autopeças. O regime de ex-tarifário é um mecanismo de estímulo aos investimentos produtivos pela redução do custo de aquisição no exterior de bens de capital, informática e telecomunicações que não contam com produção no Brasil ou nos países integrantes do Mercosul.
O objetivo com a redução temporária do imposto é possibilitar o aumento da inovação tecnológica por parte de empresas de diferentes segmentos da economia – conforme preconizado nas diretrizes da Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), além de garantir um nível de proteção à indústria nacional de bens de capital, uma vez que a redução tarifária só é concedida para bens que não possuem produção no país (leia, na íntegra, o texto das Resoluções nº 78 e nº 79 em "links relacionados" abaixo).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.