Todos os anos, o mês de novembro é marcado como um dos mais potentes para compra e venda por conta da Black Friday. Com cenário de copa do mundo que é aditivo para o aquecimento do mercado, este ano ações de Black Friday no varejo tendem a chegar em patamares mais elevados. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), este período deve chegar a R$ 6,05 bilhões de vendas apenas no e-commerce, ultrapassando a marca de venda online, R$ 8,3 milhões.
O especialista em estruturação de empresas e meios de pagamento, Wagner Moraes, destaca que apesar de ser um momento aguardado por muitas empresas, principalmente do varejo, ainda existem situações que atrapalham a venda final da época. Isso porque muitas lojas ainda não se atentaram à importância da diversificação dos métodos de pagamento. "Para que tudo ocorra como esperado, é preciso que a empresa entenda a importância da diversificação dos meios de pagamento utilizados. Muitos ainda restringem a um ou dois métodos e acabam perdendo vendas", disse.
O especialista pontuou os meios que devem estar presentes na hora de fechar o negócio." Estes são essenciais e devem ser implementados para abranger o maior número de clientes", destaca. São eles:
Boleto bancário: pode parecer ultrapassado, mas ainda é necessário. Isso porque ainda existem consumidores que não possuem vínculos com bancos. Mais precisamente, 53 milhões de brasileiros não possuem conta bancária. Por isso, tenha disponível a opção boleto bancário sempre que possível.
Cartões: tanto de crédito quanto de débito, essas opções não podem faltar. Se possível, facilite nos quesitos bandeira bancária e número de parcelamento. Muitos consumidores necessitam de maiores prazos ou parcelas que caibam no bolso.
Pix: seja pela rapidez ou tarifa zero, este é o queridinho de quem pode comprar à vista, sem contar a agilidade para os seus pagamentos. Sem dúvida, aposte no Pix.
Link de pagamento: para quem possui lojas virtuais ter um link de pagamento é indispensável, uma das formas mais fáceis de vender online. Basta cadastrar o produto em um sistema de pagamento e gerar um link a ser compartilhado, o cliente é direcionado e pode efetuar a sua compra de maneira prática e rápida. Este link do produto ainda pode ser enviado para o cliente pelas redes sociais, WhatsApp e e-mail.