Com o aumento de compras pela internet na temporada de final de ano, cresce também o número de ameaças à segurança destes sites. Segundo estudo da Symantec, 1,5 milhão de pessoas são vítimas de crimes cibernéticos todos os dias no mundo. Os endereços regulares que são comprometidos por agentes maliciosos somam 61 por cento, gerando brechas à segurança do consumidor final.
Para manter o usuário seguro enquanto navega ou faz compras na internet, a Symantec preparou dez dicas para proteção de websites e e-commerce:
1. Proteja a visita do consumidor implementando SSL em todas as páginas do site.
2. Conquiste a confiança do cliente com a barra verde do navegador por meio da utilização dos Certificados SSL com Validação Estendida, que protege servidores Web voltados ao público e exibe marcas de confiança reconhecidas em locais de grande visibilidade em seu site.
3. Fique atento para tentativas de conexão com hosts suspeitos ou reconhecidamente maliciosos partindo de seus servidores.
4. Implemente segurança física para proteger seus ativos contra roubo.
5. Use um ambiente separado para testes antes de colocar sua página virtual online.
6. Obtenha seus certificados digitais de uma Autoridade de Certificação confiável e estabelecida, que demonstre excelência em suas práticas de segurança.
7. Verifique seu site diariamente em busca de infiltrações por malware e avalie regularmente a página em busca de vulnerabilidades.
8. Monitore sua infraestrutura para identificar invasões da rede, tentativas de propagação e outros padrões de tráfego suspeito.
9. Guarde suas chaves privadas em dispositivos de hardware criptografados e à prova de violação, a fim de proteger a integridade de seus certificados digitais.
10. A exibição de uma marca de confiança, como o Selo Norton Secured, garante aos consumidores que seu site foi verificado, é confiável e está livre de malware.