Com o objetivo de conectar profissionais da área jurídica de forma mais prática, acessível e segura, o Jurídico Correspondentes funciona como um marketplace que conecta escritórios de advocacia e departamentos jurídicos de empresas a correspondentes jurídicos em todo território nacional. Por meio da plataforma, as empresas podem solicitar um correspondente para diversas demandas, oferecendo maior facilidade no processo e redução de custos.
Fundado em 2013, conta com mais de 35 mil correspondentes cadastrados, em todo território nacional. Para os contratantes, não há custo para a utilização da plataforma. Já os correspondentes têm a possibilidade de optar por dois planos – Básico e Premium. Além disso, todo o processo – desde a demanda jurídica até o pagamento – pode ser feito dentro do ambiente do site.
De acordo com Rafael Heringer, co-fundador do Jurídico Correspondentes, o site funciona da seguinte forma: os profissionais de escritórios de advocacia ou departamentos jurídicos de empresas acessam a plataforma online e enviam uma solicitação de serviço. No mesmo instante, a demanda é encaminhada para os correspondentes cadastrados aptos a realizar a atividade.
Para os correspondentes, a empresa disponibiliza um aplicativo para Android – em breve, também para iOS -, onde os profissionais podem ver as propostas, conversar com o solicitante, trocar arquivos e fotos, e receber pelos serviços. "É o WhatsApp do setor jurídico", brinca Heringer. "Pelo nosso site, os profissionais realizam a negociação, contratação e pagamento do serviço a ser realizado pelo correspondente, tudo 100% online", finaliza.
O número de processos judiciais no Brasil cresce, em média, 20% ao ano. Além disso, o mercado conta, atualmente, com mais de 105 milhões de processos em andamento.