De olho nas notícias e previsões de economistas para 2017, líderes e gestores ligados à indústria e a diversos segmentos de serviços se preparam para desenhar as estratégias para atingir os objetivos e metas definidas para o próximo exercício. A análise é de que é preciso ser conservador e fazer m estudo acurado do ambiente de negócios para construir uma história nova e mais promissora em 2017, deixando para trás a crise que não passou ilesa para ninguém.
Para fugir da receita tradicional do período palestras motivacional por melhores resultados e planejamentos que saem da cabeça apenas dos gestores, sem envolver equipes, clientes e parceiros de negócios, a Carrusca, consultoria de inovação e negócios, está investindo em um formato inovador para ajudar as empresas neste processo.
Para Mauro Carrusca, especialista em inovação, agir de forma inovadora é uma questão de sobrevivência. Temos visto que, embora a intenção de gestores de investir em atividades motivacionais para engajar suas equipes a trabalharem com mais afinco para atingir objetivos e metas da empresa seja positiva, muitas vezes estas estratégias não produzem resultados efetivos. Para buscar o comprometimento das pessoas e despertar nelas a vontade de empreender dentro da própria empresa em que trabalham, é necessário mais que palestras povoadas de piadas e frases de efeito e de gritos de guerra e pactos por melhores resultados. A crise deixou as pessoas inseguras e ansiosas por causa dos cortes frequentes de pessoal, descrentes em relação a uma reação rápida da economia e frustradas pelo não atingimento de suas metas.
Levando a sério a máxima que diz que é na crise que se cria, a Carrusca Innovation lançou um programa de curta duração para aproveitar este momento de dezembro e janeiro em que as empresas desaceleram e param para pensar no novo ano, para introduzir um novo formato de planejamento, mais inclusivo e colaborativo. O programa "Virando a Chave" começa com uma sensibilização para a inovação que envolve todo o ecossistema da empresa, passa por uma pesquisa para entender o ambiente de inovação e finaliza com dois workshops que oferecem insights e ferramentas para a equipe repensar o negócio e planejar coletivamente as estratégias e táticas.
Enquanto o primeiro workshop foca um problema específico que a empresa precisa resolver e engaja um grupo de pessoas na busca por soluções inovadoras, o segundo vai estimular o board da empresa a buscar uma diretriz de inovação para o negócio no curto e médio prazo, levando em consideração o cenário econômico e as potencialidades trazidas pelas transformações digitais.
"A ideia básica é fazer a empresa virar a chave para ir fundo nos problemas, questionar velhas fórmulas e enxergar novas oportunidades, somando os recursos mais valiosos que possuem: as pessoas", conta Mauro Carrusca, que salienta o impacto imediato que o programa tem na mobilização delas para a inovação.
Parabéns pela reflexão. Afinal não basta planejar somente. Executar o planejado, monitora, avaliar e corrigir o rumo da nave e essencial. Esta faltando gestão mesmo.