Inovar para encontrar soluções que promovam as melhores experiências aos consumidores tem sido uma prática constante da Ambev. Por isso, em parceria com a Impact Beyond, a Ambev lança o programa Inovação Aberta e convida empreendedores a enviarem ideias e de projetos que estimulem o consumo moderado de bebidas alcoólicas e o uso de embalagens retornáveis e logística reversa. Os dois melhores projetos receberão até R$ 150 mil cada para a sua implementação.
O propósito do Inovação Aberta é buscar ideias que gerem mudanças de comportamento e causem um impacto positivo na sociedade. O programa contará com a ajuda da Socialab, plataforma chilena e pioneira em inovação aberta que acaba de chegar ao Brasil representada pela Impact Beyond. A Ambev acredita que o melhor caminho para alcançar esse objetivo é ouvir as pessoas, empreendedores e startups para viabilizar ideias inovadoras.
Representantes da Ambev, Sociallab e especialistas irão selecionar as vinte melhores ideias – com critérios de avaliação embasados em sólidas métricas de impacto – que sejam técnica e financeiramente viáveis. Os selecionados serão acompanhados por mentores da Ambev para melhoria de narrativa e apresentação até a última etapa do programa, quando serão anunciados os dois projetos vencedores. A premiação é um capital semente, de até R$150 mil para cada, para implementação da ideia junto à companhia. Somado a isso, serão feitas conexões e networking dentro e fora da empresa.
No Brasil, muitas embalagens acabam em aterros ou na natureza, prejudicando o meio ambiente. Educar a população a destinar embalagens corretamente é uma das condutas da Ambev. Além disso, a companhia também lançou um novo compromisso em setembro para a redução do consumo abusivo de álcool até 2022 e para essa jornada de promoção da cultura da moderação no consumo de álcool, a construção precisa ser próxima dos consumidores.
- INOVAÇÃO