Cientistas chineses desenvolvem supercomputador quântico

1

 

Uma equipe de pesquisa da Universidade de Ciência e Tecnologia da China anunciou um avanço significativo na área de computação quântica. A equipe de pesquisadores estabeleceu um protótipo de computador quântico, batizado de "Jiuzhang", por meio do qual até 76 fótons foram detectados.

Nenhum computador tradicional pode realizar a mesma tarefa em um período de tempo razoável e é improvável que a aceleração seja derrubada por melhorias de algoritmo ou hardware clássicos, de acordo com a equipe.

O sistema de computação quântica do Jiuzhang pode processar 100 trilhões de vezes mais rápido do que o atual supercomputador mais rápido do mundo.

A equipe também revelou que o novo protótipo processa 10 bilhões de vezes mais rápido do que o computador quântico de 53 qubit desenvolvido pelo Google.

"A vantagem computacional quântica é como um teto", explicou Lu Chaoyang, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia da China. "Isso significa que, quando a capacidade de um novo protótipo de computador quântico ultrapassa a do computador tradicional mais potente para lidar com uma tarefa específica, isso prova que possivelmente fará grandes avanços em várias outras áreas."

Comparado com computadores convencionais, o Jiuzhang é atualmente apenas "campeão em uma única área", mas sua capacidade de supercomputação tem potencial de aplicação em áreas como teoria dos gráficos, aprendizado de máquina e química quântica, de acordo com a equipe.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.