Setembro registra queda de 11,4% nas tentativas de fraude

0

Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelaram que, em setembro de 2023, foram registradas 818.555 investidas fraudulentas, uma queda de 11,4% em relação ao mês anterior. As ocorrências criminosas foram malsucedidas graças às ferramentas de autenticação e prevenção a fraude, que se fossem efetivadas, teriam gerado uma perda financeira de R$ 4,5 bilhões às empresas e consumidores. Veja os dados mensais do índice a seguir:

"É necessário que os brasileiros estejam atentos todos os dias aos golpes que, na maioria das vezes, envolvem roubo de identidade e vazamento de dados. Por isso, é importante não preencher formulários em sites desconhecidos, não clicar em links avulsos em e-mails e mensagens de texto e, ainda, não emprestar suas contas e documentos a ninguém. Do lado das empresas, continua o compromisso em aumentar as camadas de proteção, com o menor atrito possível à experiencia dos usuários para que eles tenham comodidade e segurança nas transações", considera o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

Em setembro, 5 em cada 10 investidas criminosas foram destinadas ao setor de "Bancos e Cartões" (50,5%) e "Telefonia" foi a área que menos registrou tentativas. No gráfico a seguir, veja o detalhamento por segmentos:

Os consumidores favoritos dos fraudadores em setembro foram aqueles com idades entre 36 e 50 anos (35,8%) e os que menos sofreram com tentativas fraudulentas foram os que possuem até 25 anos. Veja na tabela abaixo a relação completa por faixa etária:

Queda das tentativas em todas as Unidades Federativas

A queda das tentativas de fraude em setembro, em relação ao mês anterior, foi identificada em todas as Unidades Federativas (UFs). A maior diminuição foi no Rio Grande do Sul, que passou de 57.678 ocorrências para 51.602, e a menor no Piauí, de 8.005 para 7.023. Veja o levantamento estadual no gráfico abaixo:

Tentativas a cada milhão de habitantes

Na visão por tentativas de fraude a cada milhão de habitantes, o levantamento do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian mostrou que o Distrito Federal liderou o ranking (6.240) e o Maranhão teve o menor número neste recorte (1.661). Confira o detalhamento por UFs a seguir:

"Fraudômetro": contagem de tentativas de fraude em tempo real

Para acompanhar a estimativa de ocorrências fraudulentas em tempo real, a Serasa Experian dispõe do "Fraudômetro", a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude do país. Disponível em http://www.fraudometro.com.br, o dispositivo contempla uma projeção do volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia desde janeiro de 2023 até o momento atual; e considera verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial e verificação cadastral. Entre janeiro até novembro, segundo a Datatech, a estimativa é que já tenham ocorrido mais de 8,6 milhões de tentativas de fraudes no país em 2023.

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores:

· Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;

· Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;

· Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;

· Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;

· Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;

· Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;

· Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;

· Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

Empresas:

· Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação não afete sua experiência integrada. A Serasa Experian, por exemplo, tem soluções modulares inteligentes e um time de especialistas que possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente final. Com combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem expandir os negócios com segurança.

· Conte com plataformas de pagamento online. A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos. É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento das transações à segurança;

· Faça a análise de compras: invista em camadas preditivas de crédito e fraude, principalmente as que realizam a análise comportamental dos seus clientes e usuários. Assim, sua empresa pode avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo;

· Verifique cadastros. Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra estratégia para reduzir os riscos na hora de vender. A confirmação cadastral pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;

· Invista em soluções antifraude em camadas: não existe uma bala de prata que funcione para todos os casos. Por isso, é importante munir o seu negócio com tecnologias de ponta que, combinadas, ajudem a blindar todas as etapas da jornada do seu cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.