Estudo mostra que 81% países da Europa tem política de dados abertos

0

A Capgemini Consulting publicou um novo relatório sobre a atual situação dos dados abertos na Europa. O estudo "Open Data Maturity in Europe 2016: Insights into the European state of play", revela que 81% dos países europeus dispõem atualmente de uma política de Open Data, o que é um grande avanço em comparação aos 69% da edição publicada do mesmo estudo em 2015. Os países também estão melhorando seus portais de dados, levando a uma pontuação geral de maturidade para 64%, comparados aos 42% da edição anterior. Esse estudo foi encomendado pela Comissão Europeia no contexto do Portal de Dados Europeus, coordenado pela Capgemini..

O relatório oferece uma fotografia sobre o estágio atual dos trabalhos realizados pelos países europeus para tornar disponíveis seus dados governamentais, por meio da avaliação dos dados abertos em relação a acabamento, promoção e maturidade de portais. Também oferece uma comparação entre as nações que estão desenvolvendo processos de aprendizagem para acelerar seus avanços.

Mostra ainda que, em 2016, houve um crescimento médio de 29% de dados abertos em comparação a 2015, sendo que 28 países da União Europeia (EU28+), que inclui ainda Noruega, Suíça e Liechtenstein, completaram 57% de sua jornada rumo à implementação do Open Data. Enquanto em 2015 menos de dois terços dos países do EU28+ (59%) dispunham de uma política dedicada ao Open Data, em 2016 este índice aumentou para pouco mais de dois terços (68%). Os países também estão investindo em compreender o impacto dos dados abertos para a sua economia e para os cidadãos, por meio do lançamento de uma série de estudos e interações com a sociedade civil.

O nível de maturidade dos portais de dados subiu quase 23 pontos percentuais (de 42% para 64%), graças ao desenvolvimento de recursos mais avançados. Tais portais oferecem diferentes formatos de dados, funcionalidades de download e estão transportando quantidades crescentes de informações, além de um aumento no tráfego de usuários. O Portal Europeu de Dados, que disponibiliza informações de todos os portais nacionais desde novembro de 2015, conta agora com quase 640 mil conjuntos de dados, duas vezes e meia mais que o volume disponibilizado em seu lançamento. Em 2016, mais da metade dos países do EU28+ já são considerados rápidos seguidores e formadores de tendências, tanto por disporem de políticas robustas de dados abertos quanto por seus avançados portais, incluindo claras estratégias de engajamento para aumentar a conscientização em torno do tema.

"É crucial para os países continuarem avançando com suas agendas de Open Data. Para tirar proveito dos dados abertos e aumentar os volumes disponíveis, os governos precisam agir. Estamos chegando a um ponto de inflexão. Países estão concluindo a colheita dos primeiros frutos e têm publicado dados que estão quase prontos, com uma qualidade aceitável. Estes dados, agora, estão disponíveis em um único local: os portais nacionais de dados", afirmou o vice-presidente e líder da conta da União Europeia no Grupo Capgemini, Dinand Tinholt. "A qualidade e o aumento de dados disponíveis em formatos legíveis pelas máquinas também é algo em que os países estão concentrando mais esforços. Os governos europeus estão acordando para a importância do Open Data para melhorar tudo, desde planejamento urbano e transporte até os níveis de poluição e serviços de emergência. No entanto, algumas administrações públicas ainda guardam zelosamente seus dados para vendê-los, ou estão secretamente abstendo-se de compartilhar com os outros. É preciso que se deem conta de que a utilidade dos dados cresce exponencialmente quando é partilhada e usada por todos", completa Tinholt.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.