A IBM anunciou o lançamento de produtos que prometem reduzir o custo e a complexidade da análise de big data e da computação em nuvem.
As novidades, segundo a fabricante, tornam as tecnologias de big data e de cloud mais acessíveis para empresas de pequeno e médio porte, dotando-as de maior agilidade para criação de serviços e para analisar grandes volumes de dados, com reflexos positivos na tomada de decisão.
As novas ofertas fazem parte do portfólio de Smarter Computing da IBM. Ao todo, foram disponibilizados oito novos servidores Power Systems, três novos modelos da família PureSystems e novos softwares para os sistemas de armazenamento.
Ana Zamper, vice-presidente de systems and technology group da IBM Brasil, diz que as empresas não precisam de um conjunto avançado de habilidades de TI para adotar recursos de big data e computação em nuvem.
"Com a diminuição dos custos e a redução da complexidade, aumentamos a área de cobertura da tecnologia líder de mercado da IBM e auxiliamos nossos clientes de todos os portes, em todos os mercados, a adotarem computação de última geração", diz ela.
A IBM estima que 2,5 hexabytes de dados são criados a cada dia. Para dar ideia da dimensão, a fabricante calcula que 90% dos dados existentes no mundo hoje teriam sido criados apenas nos últimos dois anos.