As compras on-line com cartões Visa na América Latina e Caribe alcançaram US$ 3,3 bilhões em 2006, o que representa um crescimento de 58% na comparação com o ano anterior. A cifra significa 55 milhões de transações, em sua maioria nos segmentos de viagens, mídia (livros, CDs, DVDs), entretenimento, serviços governamentais, seguros e eletrônicos.
?A proliferação do e-commerce tem proporcionado aos consumidores locais um acesso sem precedentes a produtos e serviços, assim como tem diminuído as barreiras para que empresas locais ingressem nos mercados mundiais?, diz Jürgen Wassmann, vice-presidente de e-commerce e novos canais da Visa International, região da América Latina e Caribe. ?As compras on-line representam numerosos benefícios, não apenas para as grandes empresas, como também para as pequenas e médias, que respondem por mais de 90% da economia da região?.
De acordo com ele, os mercados de grande crescimento na região experimentaram sólidos resultados durante esse período. Entre os mercados com maior expansão se encontra o Chile, com um incremento de 100%, seguido por Venezuela com aumento de 85%, e a Argentina, que teve um incremento de 80%. ?O Brasil cresceu 70%, enquanto que a região Andina registrou um aumento de 65%. México e Caribe cresceram 40% e 35%, respectivamente?, diz Wassmann.
Ele ressalta que a segurança continuou a ser um fator-chave durante esse período, principalmente pelo fato de que a confiança do consumidor é decisiva para a realização de transações on-line.
?A Visa está comprometida a oferecer o meio de pagamento mais seguro por meio do Verified by Visa, um serviço que utiliza senhas ou dados de identificação pessoais para proteger os números do cartão contra uso não-autorizado?, explica Wassmann, ao dizer que hoje mais de 80 instituições financeiras membros da Visa em 20 países da América Latina já implementaram o Verified by Visa, aumentando a penetração das transações autenticadas mais de cinco vezes nos últimos dois anos.