A Motorola Solutions comemorar o crescimento mundial de vendas contabilizado no o passado, quando atingiu US$ 7,9 bilhões, crescimento de 7% em relação ao ano anterior. Além disso, sua geração de caixa de US$ 1,8 bilhão, permitiu que adquirisse três empresas: VaaS (reconhecimento de placas), Avtec (consoles de despacho) e a WatchGuard (câmeras veiculares e junto ao corpo e software para gerenciamento de evidências).
Elton Borgonovo (foto), presidente da Motorola Solutions Brasil, explica que as aquisições incrementaram o portfólio da companhia, com novas soluções tanto para a área pública quanto privada. "Temos uma receita bastante equilibrada entre as duas áreas, em ambas tiveram crescimento. O Brasil, onde atuamos há mais de 50 anos, tem uma participação relevante na receita global da Motorola"
Mercados
Como exemplo, cita o acordo na área de segurança pública firmado com o Estado da Paraíba, onde um laboratório de pesquisa para aplicações já está operando em conjunto com o corpo técnico da Motorola Solutions. No Estado de Rondônia, foi entregue a primeira fase da digitalização da rede de rádios em padrão P25, o que possibilita uma integração entre diversas forças da região, incluindo fronteiras, uso de GPS, transmissão de dados e criptografia.
Para o mercado privado, a empresa continua sua expansão em setores com o agronegócio, papel & celulose, segurança particular, entre outros. Exemplo disso foi a rede implementada na Klabin que trouxe conectividade para áreas afastadas, onde outros meios não chegam. Agora, a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil pode monitorar mais de 300 máquinas por GPS e elevar a segurança de seus colaboradores.
Com a Petrobras tem um acordo terceirizados de gestão das plataformas operacionais em nível nacional, que poderá ser expandido para bases off shore num futuro próximo.
"Também vemos delegacias pensando no uso da nuvem como alternativa para o armazenamento de vídeos e empresas usando dados dos nossos rádios para reduzir custos e aumentar a produtividade", diz Borgonovo. "Acredito que estamos muito bem posicionados para um 2020 sólido, trazendo soluções de vídeo avançadas para segurança pública, serviços integrados no setor privado e as tecnologias mais avançadas para missão crítica que serão apresentadas ainda neste semestre".
Aquisições
Em 2019, a Motorola Solutions realizou aquisições estratégicas incluindo VaaS Avtec e WatchGuard. A VaaS é uma empresa de análise de imagens e dados para localização de veículos roubados e chegou para expandir o portfólio de software de centro de comando com o maior banco de dados compartilhável de informações com a utilização de Machine Learning e Inteligência Artificial.
A Avtec fornece serviços de despacho de protocolo de voz sobre Internet por rádio móvel terrestre (LMR) e redes de banda larga. Seus serviços permitem que clientes, incluindo companhias aéreas, ferrovias e empresas de energia, conectem o pessoal do centro de operações usando as soluções de despacho da Avtec com os trabalhadores em campo usando rádios bidirecionais.
Já para soluções e serviços de vídeo, foi adquirida a WatchGuard, que projeta e fabrica sistemas de vídeo para viaturas, câmeras junto ao corpo, sistemas e softwares de gerenciamento de evidências. As soluções permitem que os usuários da lei capturem, gerenciem, armazenem e compartilhem evidências de vídeo de alta qualidade.
Há 40 anos no país, a Motorola Solutions possui fabricação local de diversos produtos de seu portfólio e suas soluções ajudaram recentemente a garantir a segurança em grandes eventos como a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, operações conjuntas de defesa e segurança em larga escala e segurança privada