Android é responsável por 73,5% do tráfego da Web móvel, 3x mais que o iOS

0

Por anos, o Android vem gerando a maior parte do tráfego da web móvel, graças à sua enorme base global de usuários, que cresceu ainda mais com a ascensão dos fornecedores chineses de smartphones. Mas em 2024, seu domínio atingiu novos patamares, atingindo sua maior participação em anos e deixando seu maior rival, o iOS, muito para trás.

De acordo com dados apresentados pelo Stocklytics.com , o Android foi responsável por impressionantes 73,5% do tráfego da web móvel até o final de 2024, ou três vezes mais que o iOS.

Crescimento anual recorde e a segunda maior participação em uma década

Android e iOS têm batalhado pelo domínio do mercado por mais de uma década, introduzindo inovações e melhorando as experiências do usuário a cada atualização. Ambas as plataformas têm continuamente elevado o nível para atender às crescentes demandas do usuário, impulsionando-as muito à frente de todos os outros sistemas operacionais móveis.

Enquanto o iOS, exclusivo para dispositivos Apple, teve mais sucesso em atualizar seus usuários, a abordagem de código aberto do Android, permitindo que vários fabricantes modificassem e implementassem o sistema operacional, alimentou uma explosão em dispositivos com Android. Esse aumento levou a participação do Android no tráfego da web móvel a níveis recordes.

De acordo com o Digital 2025: Global Overview Report, os dispositivos Android geraram 73,5% do tráfego da web móvel em dezembro de 2024, marcando um aumento de 3% em relação ao ano anterior e o maior aumento anual desde 2015. Além disso, esta é a segunda maior participação de tráfego da web móvel do Android em uma década, ficando atrás apenas dos 75,16% registrados em dezembro de 2018.

O domínio do Android se torna ainda mais aparente quando comparado a outros sistemas operacionais móveis no mercado de smartphones. Estatísticas mostram que o iOS atingiu uma fatia de tráfego da web móvel de 26% no mesmo mês, ou três vezes menos que o Android. Bem atrás, a Samsung está em terceiro lugar com uma fatia de apenas 0,31%, seguida pelo KaiOS (0,03%) e Linux/Windows (0,01%).

Android ganha terreno até mesmo no mercado dos EUA dominado pelo iOS

A ascensão dos fornecedores chineses de smartphones tem sido o principal impulsionador para que a Ásia se torne e permaneça como o principal mercado Android, gerando mais de 80% do tráfego total da web móvel no mês passado, um aumento de 2% em relação ao ano anterior. No entanto, o Android vem ganhando terreno até mesmo no mercado saturado e dominado pelo iOS dos EUA.

Embora o iOS ainda seja responsável pela maior fatia do tráfego da web móvel nos Estados Unidos, 57,7% no mês passado, isso representa uma queda de 3,5% ano a ano. Por outro lado, a fatia de mercado do Android nos EUA saltou 3,7% no mesmo período, agora chegando a 42%.

O mercado europeu também continua altamente dominado por dispositivos Android. No mês passado, smartphones Android geraram 65,6% do tráfego total da web móvel na região, um pouco abaixo dos 66% relatados em janeiro de 2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.