A construtora paulista Tecnisa é a primeira companhia do setor imobiliário brasileiro a ingressar no Second Life, software que cria um mundo virtual na internet. A partir desta semana, a empresa comercializará apartamentos verdadeiros nesse mundo virtual. A construtora irá realizar, simultaneamente, o lançamento do empreendimento Inovarte, localizado no bairro da Barra Funda, na cidade de São Paulo, nos dois mundos: o real e o virtual.
Para visitar o estande do empreendimento ? uma réplica idêntica ao estande real ?, o interessado deve digitar Tecnisa na busca do site ou ir até a região virtual Ilha Berrini. Os apartamentos poderão ser realmente comprados no Second Life, onde um corretor on-line estará disponível. Os avatares (personagens do Second Life que representam os internautas conectados) que passarem pelo local ganharão de presente um capacete da companhia.
A Tecnisa também está estudando o desenvolvimento e a comercialização de apartamentos virtuais, nos mesmos padrões do projeto verdadeiro. A perspectiva da companhia é de aumentar o ritmo de vendas pela internet. O Second Life possibilitará negociações na moeda corrente, o Linden Dólar, mas também abrirá oportunidade de os usuários do programa, quase 200 mil no Brasil e mais de 2 milhões no mundo, fazerem um primeiro contato com a companhia para adquirir o apartamento de outra forma (pelo site ou por corretores no estande de vendas).
As vendas on-line da Tecnisa no primeiro trimestre responderam a 37% (30 unidades) do total da empresa. No ano passado, 20% dos negócios foram realizados pela internet.