A ESET, fornecedora de software de segurança, informa que detectou o surgimento de um adware voltado para usuários do Facebook. Adware é como são chamados programas que exibem propagandas e anúncios na tela do computador, sem autorização do usuário e com fins maliciosos.
"Pessoas mal intencionadas têm, cada vez mais, utilizado as redes sociais, como o Facebook e o Twitter, para proliferar golpes online", diz o country manager da ESET Brasil, Camillo Di Jorge.
Di Jorge alerta que não basta instalar antivírus adequados e mantê-los atualizados. O internauta precisa ser cauteloso diante de links que oferecem novos recursos para o Facebook, e também ao acessar páginas desconhecidas.
No caso da versão de adware recém-descoberta, a ESET explica que a isca usada é a oferta de um recurso que trocaria para rosa a cor azul de fundo da página do Facebook. O real objetivo, entretanto, é direcionar o usuário para um site infectado com uma variante do HTML/SrcInject.B.Gen, um programa malicioso.
A infecção da máquina do usuário se dá quando, inadvertidamente, ele preenche formulário de adesão e baixa a ferramenta prometida que, na verdade, instala o adware na máquina.