Wikipedia abandona Google Maps por similar baseado em software livre

0

A enciclopédia online Wikipedia decidiu adotar a mesma postura do Foursquare, popular aplicativo social baseado em geolocalização, e substituiu o Google Maps por um serviço aberto de mapas, denominado OpenStreet Map. Ao contrário do serviço do Google, o OpenStreetMap foi construído em código aberto por desenvolvedores voluntários, além de contar com atualização colaborativa da comunidade na internet.

A Wikipedia sempre defendeu o open source e seu modelo de edição de conteúdo, inclusive, segue à risca essa filosofia. Os usuários são responsáveis pela checagem das informações e atualização dos dados, voluntariamente. Em troca, o conhecimento fica disponível na internet sem restrição de uso por direitos autorais. “Isso também significa que não utilizamos mais a API do Google em nosso código, o que ajuda nosso app a rodar em milhões de dispositvos mais baratos equipados com o Android, puramente open source e que não possuu aplicações proprietárias do Google”, justificou o site, em nota.

O serviço de mapas do Google foi abandonado com a atualização do aplicativo da enciclopédia para Android e iOS, sistemas operacionais para dispositivos móveis desenvolvidos pelo Google e pela Apple, respectivamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.