Pinterest adota política contra desinformação climática

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É importante para o Pinterest saber que as pessoas conseguem encontrar ideias de fontes confiáveis, não importa que tipo de inspiração elas estejam buscando na plataforma — desde ideias para cozinhar, fazer compras e construir até como viver uma vida mais sustentável. É por isso que nesta quarta-feira, 6, ele está lançando uma nova política que trata da desinformação climática para manter fora da plataforma afirmações falsas e enganosas sobre mudanças climáticas.  

Com isso, o Pinterest torna-se a única grande plataforma digital a ter diretrizes claramente definidas contra informações falsas ou enganosas sobre mudanças climáticas, inclusive teorias da conspiração, em todos os conteúdos e anúncios. 

Como parte das  Diretrizes da Comunidade sobre desinformação, a política de combate à desinformação climática remove o conteúdo considerado prejudicial ao bem-estar, à segurança ou à confiança do público, incluindo:  

  • Conteúdo que negue a existência ou os impactos da mudança climática, a influência humana sobre a mudança climática ou que a mudança climática seja apoiada por um consenso científico.  
  • Conteúdo falso ou enganoso sobre soluções para a mudança climática que contradizem o consenso científico amplamente estabelecido. 
  • Conteúdo que deturpe dados científicos, inclusive por omissão ou supressão de evidências, com o intuito de minar a confiança na ciência climática e em seus especialistas. 
  • Conteúdo nocivo, falso ou enganoso sobre emergências de segurança pública, incluindo desastres naturais e eventos climáticos extremos.  

"O Pinterest acredita na manutenção de um espaço que seja confiável e verdadeiro para as pessoas que usam nossa plataforma. Esta medida ousada é uma ampliação das nossas diretrizes mais abrangentes contra a desinformação, que desenvolvemos pela primeira vez em 2017 para lidar com a desinformação relacionada à saúde pública. Desde essa data, temos atualizado essas diretrizes para lidar com questões novas e emergentes à medida que elas surgem. A política ampliada contra a desinformação climática é mais um passo na jornada do Pinterest para combater a desinformação e criar um espaço online seguro", disse Sarah Bromma, diretora de políticas do Pinterest. 

As buscas por uma vida mais ecológica estão em alta no Pinterest. As pessoas estão buscando no Pinterest ideias para incorporar a sustentabilidade aos seus estilos de vida, já que as buscas por "dicas para desperdício zero" foram 6x maiores, por "ideias de reciclagem de roupas" foram 4x maiores, por "decoração reciclada" aumentaram 95% e por "estilo de vida com desperdício zero" aumentaram 64% em comparação ao ano passado.* 

A abordagem de questões como mudança climática ou desinformação é incrivelmente complexa e requer o apoio e a colaboração de todo um ecossistema. Nós formamos parcerias com alguns especialistas, como a Climate Disinformation Coalition e a Conscious Advertising Network, para ajudar a orientar e desenvolver nossa política com base em temas comuns de desinformação percebidos nas plataformas de mídia. 

"A desinformação climática em plataformas digitais é uma séria ameaça ao apoio necessário do público para resolver a crise climática. O Pinterest demonstrou sua importante liderança ao criar um padrão comunitário que inclui uma definição de desinformação climática. Nós continuaremos a pressionar todas as plataformas para que promovam a transparência e disponibilizem relatórios sobre suas ações. Nós encorajamos outras pessoas a conhecerem os esforços do Pinterest para reduzir a desinformação sobre as mudanças climáticas", afirmou Michael Khoo, copresidente de desinformação climática da Friends of the Earth. 

Inspire um futuro melhor 

Para promover a inspiração sobre uma vida mais ecológica, alguns criadores de conteúdo do Pinterest nos Estados Unidos, no Reino Unido, na Austrália, na Alemanha, na França, no Japão, no Brasil, no México, na Argentina, na Indonésia e na Índia lançarão uma série de conteúdos na plataforma: os Creator Originals. Seus Idea Pins servirão para inspirar as pessoas a aprender mais sobre como economizar, reciclar roupas e reduzir o desperdício de alimentos, entre outros interesses. Além disso, as pessoas que buscarem temas relevantes, como "vida ecológica" e "vida sustentável", verão um Pin que as levará a um artigo do dia, até o Dia da Terra, mostrando pastas especialmente selecionadas e conteúdo inspirador sobre sustentabilidade. 

No Brasil, Diego Rodrigues, do DIY Home, criará uma série de Creator Originals de 10 episódios sobre sustentabilidade que ficarão no perfil dele.  

Continuaremos a inspirar um futuro melhor, tanto em nossa plataforma quanto em nossas comunidades, apoiando o trabalho da Project Drawdown e da Potential Energy Coalition, a organização que dá apoio à Science Moms, com doações que apoiam seu trabalho programático, além de créditos publicitários que promovem o conteúdo no Pinterest. Com nossa política contra a desinformação climática, o Pinterest pode ajudar todas as pessoas do mundo a tomarem decisões mais informadas em suas vidas, para criar um futuro melhor e mais ecológico para todos. 

"É indiscutível que a desinformação climática combinada com ferramentas publicitárias retarda a adoção de medidas climáticas significativas. A Conscious Advertising Network tem o grande prazer de formar uma parceria com o Pinterest, que está assumindo uma posição de liderança genuína ao publicar esta política robusta, fundamentada e abrangente contra a desinformação climática. Contamos com essa colaboração contínua e convidamos todas as outras plataformas de tecnologia a seguirem o exemplo do Pinterest", disse Jake Dubbins, copresidente da Conscious Advertising Network.  

*Metodologia: dados de pesquisa internos do Pinterest; global; de 5 de fevereiro de 2022 a 6 de março de 2022 em comparação com o período de 5 de fevereiro de 2021 a 6 de março de 2021.

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