Nova secretária de Ciência de Tecnologia de SC lidera formação de profissionais

0

Criada há pouco mais de um mês pelo governador Jorginho Mello, a secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação – SCTI ganhou um reforço de peso. Convidada pelo secretário Marcelo Fett, Cristiane Iata foi nomeada para liderar a área de Formação para Profissionais do Futuro e Negócios Inovadores da pasta.

Nos últimos dois anos, como Head de talentos da Associação Catarinense de Tecnologia – ACATE ela participou ativamente da articulação de projetos para formadores de talentos para o setor de TI do Estado que impactaram 10 mil pessoas em iniciativas executadas por parceiros.

Na nova função, ela trabalhará com Fett e equipe na construção do projeto estadual de formação de pessoas para a tecnologia, um dos pilares do programa Santa Catarina Inovadora, lançado recentemente pelo Governo.

"Conheço há anos a competência da Cris Iata e acompanhei de perto alguns dos projetos que liderou e fez a diferença na vida de vários adolescentes e jovens em iniciativas realizadas em parceria com a ACATE. Agora na secretaria estadual, ela irá contribuir muito para que em breve implementemos ações que façam com que milhares de catarinenses mudem de vida ao serem melhores qualificados para aproveitarem as inúmeras oportunidades existentes nas empresas de tecnologia e inovação do Estado", enfatiza o secretário Fett.

Otimista com a nova missão, Iata observa que os salários no mercado do setor estão acima da média das funções tradicionais e isso pode mudar a vida das pessoas. "Ao longo da minha atuação na ACATE encontrei muitas pessoas que não sabiam o que eram empresas de tecnologia e ao conhecerem passaram a sonhar em trabalhar em uma. Início este novo trabalho disposta a contribuir para a formação de novos talentos de TIC para as empresas catarinenses. O objetivo é que esses talentos aproveitem as oportunidades e ocupem as milhares de vagas existentes", enfatiza.

A última pesquisa da ACATE, que mapeou as oportunidades no mercado estadual, apontou que entre 2021-2022, houve um déficit de 12 mil profissionais.

Cristiane Iata é Engenheira Eletricista, Mestre em Engenharia Mecânica, Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento no tema Liderança Feminina em Empresas de Base Tecnológica. Possui MBA em gestão e especialização em gerenciamento de projetos com certificação internacional PMP.

Na iniciativa privada, foi responsável por estruturar e gerenciar a área de Inteligência Competitiva da Intelbras. Na ACATE, como Head de Talentos, foi responsável pela articulação de projetos com parceiros para formação de pessoas para a tecnologia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.