O Alibaba Group, a gigante de comércio eletrônico chinês, anunciou nesta quinta-feira, 5, que as vendas do último trimestre subiram 39%, registrando 23,2 bilhões de yuans, mas o lucro recuou pela primeira vez diante de investimentos em negócios como entrega de comida e, principalmente, de despesas relacionadas a opções de ações de funcionários.
A receita bruta trimestral da Alibaba subiu 33%, para 23,2 bilhões de yuans contra 17,4 bilhões de yuans no ano anterior. A receita líquida foi de 8,9 bilhões de yuans (US$ 1,37 bilhões), mais do que triplo dos 2,9 bilhões de yuans no ano anterior. O lucro líquido no mesmo trimestre em relação a 2015 caiu 49%.
Apesar disso, investidores elogiaram a alta na receita, que veio acima do esperado, o que fez as ações da empresa nos Estados Unidos avançarem cerca de 4% na tarde desta quinta-feira.
Mas nem todos os negócios da Alibaba tiveram desempenho positivo. A afiliada Ant Financial Services, do fundador do grupo Jack Ma, teve prejuízo líquido no trimestre. A unidade teve fortes investimentos para competir com a WeChat Payment, um dos maiores sistemas de pagamento do mundo e controlado pela concorrente da Alibaba, a Tencent Holdings.
A Ant, que abriga a plataforma de pagamentos online Alipay, é avaliada em US$ 60 bilhões e está se preparando para uma oferta pública inicial de ações, apesar do fato de estar perdendo dinheiro. A Alibaba não revelou qual foi o prejuízo da Ant.