É preciso estar atento aos "Business Trends" mundiais

0

O mercado global deixou de ser visto apenas como tendência de moda. Existem inúmeras tendências de gestão de empresas que podem ser observadas e aplicadas para sair na frente da concorrência. Quando estamos atentos ao mercado global, nos permitimos desenvolver uma estratégia mais responsiva para atuação e nos adaptamos de maneira mais prática e antecipada diante dos obstáculos.

Ao que tudo indica, estar de olho em assuntos como transformação digital acelerada, Inteligência Artificial e busca por autossuficiência mudando os rumos logísticos e a cadeia de suprimentos do mundo serão temas importantes a serem debatidos para planejar os próximos passos de qualquer negócio.

Esses pontos atingem diversos segmentos empresariais daqui para frente. O mundo irá buscar por parcerias mais regionalizadas e com menor risco de impacto futuro por condições externas. Empresas mudarão o perfil de compra – o que já estamos vendo ocorrer, pois são raras as empresas que não foram impactadas com falta de algum tipo de matéria-prima desde 2020. Isso afeta diretamente no volume de vendas e, por consequência, no caixa e no crescimento do negócio. O mundo estará de olho em fornecedores alternativos.

Outro fator importante que as tendências globais nos trazem são os hábitos de consumo das gerações que passam a integrar o poder aquisitivo na sociedade, ou seja, quem estará no mercado de trabalho nos próximos anos.

A tecnologia possibilitou um contato com hábitos do mundo inteiro influenciando o círculo de convívio e ampliando a discussão social e ambiental, a cultura, a moda, tipos de alimentos, questões emocionais e financeiras. Esse fator nos mostra a importância de estarmos atentos a criar um novo produto ou um novo serviço.

Nenhum plano de negócio se prolonga ou se concretiza sem que haja um olhar para o desejo do consumo e a experiência que envolve a decisão do consumidor. O consumidor local não é mais só influenciado pelas tendências nacionais – ele quer experimentar novas formas de vida, de lazer, de consumo que são vistas diariamente ao scrollar a tela.

E você? Está atento aos "Business Trends" mundiais?

Sheyla Patrícia Pereira, sócia diretora-executiva da Father Estratégias Internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.