A Ericsson anunciou nesta terça-feira (5/6) uma oferta pública para adquirir a fornecedora de sistemas de billing LHS pelo valor de 310 milhões de euros. A oferta representa um sobrepreço de 33% sobre o valor médio das ações da LHS no dia 4 de maio, cuja cotação era de 16,9 euros a ação.
O negócio complementa as operações de gerenciamento de receita da Ericsson, ao combinar as suas soluções pré-pagas com os produtos pós-pagos da LHS, que poderá oferecer de uma solução integrada e convergente de cobrança e faturamento para operadoras de telefonia fixa e móvel.
Com sede em Frankfurt, na Alemanha, a LHS tem mais de 120 sistemas de billing instalados, além de outros 300 clientes de serviços de mediação. Fundada como fornecedor independente de software, a LHS emprega hoje 550 pessoas e possui escritórios em sete países europeus, tendo faturado 71,6 milhões de euros em 2006
A Ericsson se compromete a adquirir 55,1% do capital da LHS e firmou um compromisso para adquirir outros 20% das ações. Para o presidente e CEO da Ericsson, liderança da empresa no setor de mediação e cobrança em tempo real, somada às soluções de faturamento e atendimento da LHS, vai criar um dos principais fornecedores na gestão de receitas, fortalecendo a linha de produtos multimídia.