Os grandes fabricantes de equipamentos e soluções para telefonia celular também estão de olho no promissor mercado da publicidade móvel. A Alcatel-Lucent está neste momento planejando trazer para o Brasil uma plataforma de mobile advertising para oferecer às teles nacionais. A empresa avalia duas opções: uma totalmente desenvolvida internamente e outra feita em parceria. A primeira é a candidata mais forte e já está sendo utilizada pela Orange, na França. "Estamos nos preparando para entrar nesse mercado no Brasil. Vamos tropicalizar a plataforma dentro de 15 dias. E aí começaremos a conversar com operadoras e agências de publicidade", informa William Marques, gerente comercial do Application Software Group da Alcatel-Lucent no Brasil.
A plataforma desenvolvida pela companhia é uma espécie de "ad server", que permite gerenciar campanhas que envolvam diferentes canais de comunicação via celular, como SMS, MMS e banners WAP. Além disso, é capaz de gerar relatórios para os clientes. A plataforma pode ser hospedada na própria Alcatel-Lucent ou vendida integralmente para a operadora. "É uma solução fim a fim", afirma Marques.
Há cerca de dois anos, as operadoras brasileiras começaram a demonstrar interesse em usar o celular como ferramenta de mídia, abrindo espaço para anúncios de terceiros. A maioria, contudo, não pretende montar uma equipe própria para buscar anunciantes e gerenciar a atividade. Por isso, surgem cada vez mais ofertas de plataformas como a da Alcaltel-Lucent, aliadas à prestação de serviços de gerenciamento de inventário.
- Negócio promissor