Um grupo de bancos espanhóis, escritórios de advocacia e corporações formaram um novo consórcio de blockchain, rede Lyra. É a segunda iniciativa de grupo lançado na Espanha nos últimos dias, embora esse envolva novos tipos de participantes, diferentes dos outros que são puramente financeiros.
Os membros do consórcio: Banco Sabadell, Banco Santander, Bankia, BBVA, BME, Caja Rural, Cajamar, Cepsa, Correos, Ejaso, Endesa, Everis, Garrigues, Gas Natural Fenosa, Grant Thornton, Iberdrola, Icade, MásMóvil, Momopocket , Notarnet, Roca Junyent e Scytl.
De acordo com o grupo, ele está abordando uma estratégia "multi-setorial" nos tipos de projetos em que vão se concentrar.
Como explicou o BBVA, a primeira grande empresa será centrada em identidade digital: "O primeiro projeto da Rede Lyra se concentrará no desenvolvimento de um sistema de identificação digital que possa ser compartilhado com segurança e cumpre os requisitos da regulamentação espanhola por todos os membros da rede. A Lyra desenvolverá serviços de identificação legal ou contratos inteligentes Portanto, é particularmente importante que seus fundadores incluam advogados reconhecidos e especialistas legais ".
Apenas algumas semanas antes, um grupo de bancos regionais espanhóis lançou um esforço colaborativo em torno de blockchain. Alguns desses membros – incluindo a Bankia e a empresa de serviços profissionais Grant Thornton – também fazem parte do novo projeto da rede Lyra.