A nova pesquisa, os "Futuros Modelos de Negócios de Operador Móvel: Desafios, Oportunidades e Estratégias 2018-2022", atribuí o declínio da receita ainda das operadoras devido a migração antecipada dos assinantes para serviços OTT (Over the Top), de mensagens instantâneas e de mídia social, com fatores da erosão de preços de pacotes de dados esperados, impactando significativamente o mercado das operados móveis.
No entanto, a Juniper Research identificou uma série de novas oportunidades de novas receitas e redução de custos que permitiriam coletivamente que as operadoras sustentassem, ou até aumentassem, as margens. O estudo afirmou que as oportunidades oferecidas pela Internet das Coisas (IoT)) devem permitir aos operadores aumentar as receitas da indústria em mais de US$ 8 bilhões até 2022. Ele também argumenta que a adoção de mensagens A2P através de um grande número de verticais de mercado, incluindo marketing, bancário e de saúde, resultando em um aumento similar nas receitas dessas fontes.
O relatório destacou uma série de medidas pelas quais os custos poderiam ser reduzidos, incluindo virtualização de rede, implementação de firewalls de próxima geração e melhoria do CRM (Customer Relationship Management).
A pesquisa também avaliou até que ponto as 15 principais operadoras da Europa e América do Norte estavam em condições de implementar estratégias de inovação. O Juniper Operator Innovation Index identificou 2 principais players, AT&T e BT, como "Líderes" neste espaço.
Segundo o autor pesquisa Dr. Windsor Holden, "a AT&T é líder de mercado em termos de implementação de Internet das Coisas; e junto com BT estão na vanguarda da pesquisa implantação de virtualização da rede."