Plataforma digital de seguro sob demanda chega ao Brasil

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Em meio à crise gerada pela pandemia do novo Coronavirus, a Seguros SURA, uma das maiores seguradoras da América Latina, acelerou o desenvolvimento de um novo modelo de negócio: o seguro sob demanda.

Buscando formas de oferecer a melhor experiência para um novo perfil de clientes, a seguradora traz para o mercado um modelo de negócios inovador que oferece ao consumidor a possibilidade de comprar e fazer a gestão do produto de seguro a qualquer momento, de forma digital e flexível e pelo tempo que precisar, por meio de canais de distribuição como instituições financeiras, bancos, empresas de varejo e plataformas digitais.

Para viabilizar este modelo e disponibilizá-lo para o mercado brasileiro, a SURA firmou uma parceria exclusiva com a insurtech Trov, especializada em tecnologia para o mercado de seguros e que tem expertise global em plataforma de seguros sob demanda. "Encontramos na Trov a expertise necessária e especializada para oferecer uma experiência diferenciada para o consumidor, com plataforma flexível, de fácil navegação e integração, que nos permite pensar na escalabilidade do negócio", comenta Thomas Batt, CEO da Seguros SURA.

Outro ponto identificado pela seguradora em pesquisas e observação do mercado, é que alguns consumidores têm a percepção de que a contratação convencional faz com que paguem por períodos que não necessitam. O seguro sob demanda atende exatamente a essa questão, pois permite a aquisição de uma cobertura temporária, contratada por um período que o cliente precisar, mais flexível e transparente para o consumidor.

"Estamos trazendo para o mercado soluções que visam atender as necessidades de Mobilidade e Conectividade em que o cliente define o produto, as coberturas e limites que melhor atendam às suas necessidades, e faz tudo de maneira 100% digital. Além disso, a plataforma permitirá o cliente passar pela experiência e conveniência de fazer o processo de sinistro digital.", explica Marcelo Biasoli, Diretor de Estratégia Corporativa e Marketing da Seguros SURA.

O formato de comercialização projetado pela SURA é inédito no Brasil. A contratação do seguro sob demanda poderá ser feita por meio de canais de distribuição, a partir de parcerias com instituições que sejam relevantes em seu mercado de atuação e possuam modelos de negócios escaláveis, como instituições financeiras, bancos digitais, plataformas digitais, empresas de varejo e segmento de utilities, como telefonia, por exemplo.

"Acreditamos neste modelo de distribuição pela experiência que temos na gestão destes canais e pela agilidade que trará para que o produto chegue ao consumidor, por meios que ele já está habituado a utilizar, com flexibilidade e conveniência. É uma proposta de valor diferenciada para os canais de distribuição", comenta Cristiano Saab, VP de Vendas, Canais e Subscrição da

Seguros SURA

O modelo traz vantagens para os parceiros que têm oportunidade de ampliação de seus negócios e suas receitas. Uma startup de entregas, por exemplo, pode passar a oferecer seguro sob demanda para equipamentos eletrônicos, para uma bicicleta, para diversos itens de acordo com o que for mais estratégico para o negócio. "Como a SURA já tem expertise no desenvolvimento de soluções focadas em pessoas e empresas, a escolha do produto a ser segurado vai depender dos parceiros de negócio e das necessidades de seus clientes", explica Cristiano.

A SURA acredita que o seguro sob demanda impulsionará o desenvolvimento do mercado securitário no país. "Esse novo modelo vai atrair novos consumidores de seguros e contribuirá com o aumento da participação de seguros no PIB do Brasil, que hoje está no patamar de 4%. Além disso, gera oportunidade de negócios para o desenvolvimento do mercado", afirma Biasoli.

"Nós estamos genuinamente animados com a parceria da tecnologia de seguros sob demanda da Trov com a SURA, empresa com sucesso comprovado no setor de seguros, a fim de atender as necessidades crescentes deste mercado, no Brasil. Juntos, esperamos lançar muitas inovações em seguros na América Latina", diz Scott Walchek, CEO da Trov.

A SURA espera fechar parcerias com pelo menos três canais de distribuição nos próximos 12 meses e quer atingir um mercado que ainda não consome seguros no Brasil e que está mudando seu perfil de consumo.

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