Falar de sustentabilidade não é mais uma questão de consciência ambiental, mas de sobrevivência, já que os esforços de hoje terão impactos significativos no futuro. Diante disso, as empresas de tecnologia têm um papel fundamental na promoção de práticas que ajudam a preservar o meio ambiente em suas operações, produtos e serviços.
Segundo uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey, a adoção de práticas sustentáveis por companhias de tecnologia pode reduzir as emissões de carbono em até 15%. A pesquisa também mostra que essas práticas podem levar a uma economia de capital de até 30%. Ou seja, as empresas que colocarem a sustentabilidade como uma prioridade estratégica de negócio vão contribuir com a saúde do planeta e terão vantagens competitivas com a redução de custos.
Neste sentido, a AMD trabalha diariamente para que a preocupação com o ecossistema esteja presente em todos os seus produtos. Alexandre Amaral, Diretor de Clound & Data Center da AMD Brasil, explica que a empresa está firmemente empenhada em aumentar a eficiência energética de seus processadores e GPUs em até 30x até 2025. Esse esforço visa impulsionar a criação de servidores e data centers com capacidade de processamento de alto desempenho, capazes de lidar com treinamentos de inteligência artificial de forma eficiente.
"Nós adotamos uma série de estratégias-chave para atuar nesse setor. Uma delas é a priorização de fontes de energia renovável, o que nos permite reduzir o impacto ambiental. Além disso, buscamos constantemente otimizar o consumo de energia em nossos data centers, implementando medidas para torná-los mais eficientes. Investimos também em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras, visando aprimorar a eficiência energética em todas as etapas. E, para engajar nossos clientes nessa jornada sustentável, incentivamos ativamente o uso de produtos ecologicamente responsáveis. Dessa forma, queremos promover a sustentabilidade e preservar o meio ambiente", afirma o executivo.
A AMD desenvolveu uma linha de processadores voltada para empresas que também traz consigo uma série de recursos para aprimorar a eficiência energética em data centers e outras aplicações empresariais. Uma das principais contribuições do AMD EPYC para economia de energia é o seu projeto de SoC (System-on-Chip), que permite a integração de múltiplas funções em um único chip, eliminando a necessidade de componentes extras e reduzindo o consumo de energia.
Além disso, o AMD EPYC utiliza a tecnologia AMD Infinity Architecture, que inclui recursos como Infinity Fabric e Infinity Control, possibilitando uma transmissão mais rápida e eficiente de dados entre os componentes do sistema e, consequentemente, reduzindo a necessidade de consumo energético.
Os novos processadores AMD EPYC de 4ª geração foram projetados para oferecer resultados em menos tempo e, com isso, reduzir o consumo energético e o espaço nos servidores. Além disso, houve melhorias em sua escalabilidade, permitindo aos data centers utilizar mais núcleos de processamento para obter maior eficiência energética em comparação aos sistemas com múltiplos servidores. Outras melhorias incluem um aumento na velocidade do clock, o suporte a PCIe 4.0 para redução do tempo de acesso ao armazenamento e à memória, bem como um incremento na capacidade da memória cache, reduzindo tanto a latência quanto o consumo de energia. No geral, os novos processadores AMD EPYC foram projetados para proporcionar um desempenho excepcional, sempre mantendo a eficiência energética em mente.