Pesquisa feita com 500 funcionários com idades de 18 anos ou mais, com acesso à internet no trabalho e que trabalham em empresas americanas com pelo menos 100 funcionários, revela que quase a metade (46%) dos entrevistados acredita correr o risco de perder o emprego se visitar sites com conteúdo adulto usando a conexão internet da companhia. Quase um terço (30%) declarou que poderia ser demitido se infectar a empresa com spyware malicioso ou com vírus.
As entrevistas foram feitas por telefone pela Harris Interactive em parceria com Websense, fornecedora de soluções de segurança para gerenciamento web. A pesquisa também ouviu 351 executivos de TI dos EUA, que trabalham para organizações com pelo menos 100 funcionários e com o mínimo de 1% deles com acesso à internet.
Embora a maioria (61%) dos funcionários que acessam a internet no trabalho a utilize no escritório por motivos pessoais, 92% dos funcionários pesquisados declararam que acreditam que suas empresas têm o direito de instalar tecnologia de filtragem web para gerenciar os tipos de websites visitados pelos funcionários.
?A proteção dos funcionários contra o ambiente hostil resultante do acesso a conteúdo adulto no ambiente de trabalho será sempre uma preocupação importante para as organizações, que procuram limitar a possível responsabilidade legal por assédio sexual?, declarou Michael Newman, vice-presidente e diretor jurídico da Websense.
De acordo com a pesquisa, 12% dos funcionários admitiram já ter recebido de colega de trabalho, amigo ou conhecido, no endereço de e-mail corporativo, link para algum endereço que consideram ofensivo. Da mesma forma, 11% deles admitiram que receberam link para websites que acham que poderiam conter algum tipo de risco para a segurança.
Entre aqueles que declararam que usam a internet no trabalho para fins pessoais, a metade (50%) declarou que preferiria abrir mão do café durante o expediente da manhã a abrir mão da possibilidade de usar a Internet no trabalho para fins pessoais. Além disso, 93% dos pesquisados declararam gastar pelo menos algum tempo acessando a internet durante o trabalho.
O estudo aponta também que um em cada seis funcionários (17%) usa mensagens instantâneas (instant messaging) no trabalho pelo menos uma vez por semana. Entre os funcionários que declararam que usam o sistema de mensagens, 29% declararam que usam principalmente para fins não relacionados ao trabalho, enquanto 18% baixaram e gravaram no computador ou na rede da empresa arquivos MP3, fotos pessoais, vídeo clipes e clipes de cinema não relacionados ao trabalho.