Nota fiscal eletrônica faz crescer procura por consultorias fiscais

0

O projeto da nota fiscal eletrônica (NF-e), que prevê a implantação de um modelo de documento fiscal eletrônico em substituição a emissão de notas fiscais em papel, já começa a movimentar as consultorias fiscais e tributárias. Empresas dos mais diversos segmentos de atuação já estão recorrendo a essas empresas em busca de informações para adequar seus sistemas ao novo documento eletrônico.

Segundo o consultor João Paulo dos Reis Serra, diretor de produtos e integração da Alliance Consultoria, nesta fase, a grande maioria das empresas brasileiras começa a estudar seus volumes e ciclos de faturamento, entendendo os gargalos para quando realmente tiverem de implantar a NF-e já estejam com seus sistemas adequados. ?É um processo lento, porém, que deverá acontecer por segmento, o que gera um grande interesse do mercado?, diz ele.

Para isso, a Alliance Consultoria, que participa do projeto piloto do governo, em conjunto com uma das empresas em estudo, já desenvolveu uma aplicação específica para a NF-e, construída com base em processos web. A solução está sendo testada no projeto piloto para que possa ir sendo adaptada e aperfeiçoada. "Entendemos que o mercado responderá bem às soluções já implantadas", avalia Serra.

De acordo com ele, um dos pontos importantes a ser observado pelas companhias é com relação ao monitoramento dos eventos ocorridos para cada nota fiscal eletrônica. "As empresas deverão ficar atentas ao tratamento dos dados eletrônicos do documento com base nos processos fornecidos pelas empresas certificadoras", explica.

Serra ressalta ainda que a NF-e constitui um grande avanço no sentido de facilitar a comunicação do contribuinte e as atividades de fiscalização sobre operações e prestações tributadas pelo Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e pelo Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.