A fabricante de computadores de mão (ou PDAs) Palm aposta na difusão do Treo, a sua marca de smartphone, usando como canal as operadoras TIM, Claro e Vivo, e em breve a Oi e Brasil Telecom GSM.
A empresa espera uma participação de 40% a 50% nesse segmento até o final do ano, afirma o vice-presidente da Palm, Alexandre Szapiro.
Dos 95 milhões de assinantes celulares no País, 20% ou 19 milhões são pós-pagos, o foco de mercado da Palm. "Estimamos que o segmento de smartphones tenha uma penetração de 2,5% entre os assinantes pós-pagos ou 475 mil unidades em 2006", avalia Szapiro.
Em PDAs a Palm tem 91% de market share e em smartphones a empresa quer aproximar-se dessa marca, diz o executivo.
Mundialmente o Treo representou 70% nos resultados da Palm que faturou US$ 403,1 milhões no último trimestre fiscal, terminado em 2 de junho. A receita do ano totalizou US$ 1,6 bilhão, 24% maior que o ano fiscal anterior.