Alterdata inicia operação de nova sede totalmente 'verde'

0

A Alterdata, desenvolvedora brasileira de software de gestão empresarial, automação contábil e imobiliária, entre outros, inaugurou no mês passado sua nova sede, que tem como destaque o projeto arquitetônico desenvolvido totalmente com base no conceito de sustentabilidade. A nova unidade, cuja área construída é de 7 mil metros quadrados e na qual foram investidos R$ 12 milhões, teve toda a infraestrutura projetada de forma a minimizar ao máximo o impacto ambiental.
O projeto do edifício, que está localizado em Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, foi desenvolvido há dois anos e meio a partir de uma pesquisa interna com funcionários e executado pelo escritório Max Gruzman Arquitetos Associados, que atua há 40 anos no mercado. Na estrutura física, a parte hidráulica foi dividida em duas tubulações para economizar água. Assim, além da canalização de água potável, uma outra leva a água coletada das chuvas para uso na limpeza e nos banheiros. Os vidros externos, por sua vez, retêm o calor e os raios ultravioleta (UV) de forma a reduzir o uso de ar-condicionado e economizar energia elétrica. Além disso, os pisos de concreto das áreas externas são cobertos com grama, formando o chamado "teto verde".
O projeto contemplou também o uso de energia solar nas áreas comuns – o que é acumulado durante o dia é utilizado na iluminação noturna. Os elevadores possuem um sistema inteligente, que proporciona uma redução no número de viagens e, consequentemente, no consumo de energia. "São pequenos detalhes, mas ainda não fizemos uma medição da economia total. Mas esperamos uma redução de pelo menos 15% nas contas de água e luz", diz Ladmir Carvalho, diretor executivo da Alterdata.
Além da estrutura física, algumas medidas que já eram adotadas na sede antiga foram ampliadas, como a coleta do lixo eletrônico. Antes uma iniciativa quase informal entre os colaboradores, a coleta seletiva foi expandida e recebeu um espaço dedicado para os resíduos, que após atingir um volume adequado são enviados à PC Vida, organização governamental que trabalha com o descarte adequado desses materiais.
Os recursos para o projeto vieram integralmente do capital de giro da Alterdata, afirma Carvalho. Segundo ele, nos últimos 15 anos, o crescimento médio anual da companhia tem girado em torno de 30%. Para este ano, a estimativa é que a Alterdata cresça 20% e atinja faturamento de R$ 68 milhões. A receita da companhia hoje é proveniente dos seus 75 escritórios espalhados pelo Brasil, que atendem 20 mil clientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.