China prepara sistema de câmeras para vigilância da população

0

A Cisco System, fabricante de equipamentos de rede, formou um pool com outras companhias ocidentais para o desenvolvimento de um sistema de câmeras de vigilância para o governo chinês. A rede irá cobrir uma área de mais de 640 quilômetros quadrados, 25% maior que a cidade de Nova York, com 500 mil câmeras. À Cisco caberá o fornecimento dos equipamentos de rede para operar o sistema.
A justificativa do governo chinês para a instalação das câmeras é a necessidade de prevenção a crimes, mas defensores dos direitos humanos alertaram que trata-se, na realidade, de mais um mecanismo de controle do poder central, apurou o The Wall Street Journal.
O sistema será instalado na cidade de Chongqing, maior e mais populoso dos quatro municípios-províncias da República Popular da China, pelos próximos dois ou três anos.
Organizações internacionais denunciam que tais companhias estão colaborando para o controle político da população, fornecendo desde software para o monitoramento da internet até na elaboração de projetos sofisticados de vigilância. A China, em especial, desperta desconfiança internacional por tratar dissidências políticas como criminosas e utilizar tecnologia para controlar movimentos políticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.