A jornada das empresas na era digital

0

A cada inovação feita no mercado, vemos que os modelos tradicionais de trabalho já não se aplicam mais na rotina profissional.  A era digital chegou há algum tempo e, com ela, é inegável a transformação no nosso cotidiano. Processos simples que antes levavam um certo tempo para ser realizados agora contam com uma rapidez sem igual, seja em pequenas ações do dia a dia, como, por exemplo, fazer pesquisa sobre determinado assunto, ou nos ambientes corporativos.

Mas, ainda assim, vemos que grandes empresas se consolidaram no mercado através dos recursos antigos, provindos de etapas anteriores à transformação digital. Dessa forma, percebemos que mesmo a tecnologia apresentando tantos benefícios, ainda há alguns desafios a serem enfrentados. Como se adaptar a nova era digital? Devemos mudar a mentalidade empresarial de nossas corporações? Qual seria a melhor forma de dialogar com tantas inovações?

Dentro deste cenário, notamos que é necessário se reinventar. Neste artigo, explorarei essas questões que têm tanto impacto atualmente e que nos fez questionar as formas de trabalharmos. Largue os controles manuais e veja como a transformação digital mudou a forma de fazermos negócio!

Antes e depois

Pode parecer simplória a comparação entre os cenários corporativos, mas são diversos fatores que se transformaram com a consolidação da tecnologia. Um estudo feito pela We Are Social e pelo Hootsuite apontou que o Brasil é o terceiro país em todo o mundo que mais fica online diariamente, sendo que a média de tempo todos os dias é 9 horas e 14 minutos. O mesmo estudo também revelou que mais de 4 bilhões de pessoas usufruem da internet em todo o mundo.

Dessa forma, notamos que o impacto da era digital se dá em diversos âmbitos, começando por nossas vidas pessoais. Os números relacionados à expansão da internet pelo mundo crescem exponencialmente todos os dias e é irreversível a presença da tecnologia na história das pessoas e na forma de fazer negócios.

Sendo assim, precisamos encontrar formas de se adaptar a este novo mundo, mais conectado e moderno, onde cada ação acontece de forma muito rápida e repentina. Este ponto também vale para o ambiente corporativo, o qual deve se ajustar o quanto antes para poder acompanhar o ritmo das mudanças vistas no mercado. Abaixo, elenco algumas ações para pensarmos ao falar da jornada das empresas nessa nova era digital:

A tecnologia é um fenômeno global

Quando pensamos em transformação digital e todas as mudanças que vieram com este processo, devemos lembrar que o Brasil não é o único país que vivencia este novo cenário.  Longe disso. As empresas com atuação nacional devem sempre lembrar que o mundo está em constante transformação e que a tecnologia veio para revolucionar as formas convencionais de trabalho que já conhecemos. Já as multinacionais com atuação no Brasil precisam notar que mesmo que a tecnologia seja um fenômeno global, cada país lida com ela de um jeito. É necessário buscar a melhor forma para contribuir com o mercado, enxergando as peculiaridades do nosso país em relação à tecnologia.

Novas gerações já nasceram com o digital nas mãos

O mercado conta com as mais diversas gerações contribuindo em conjunto. E, dessa forma, vemos que existem os mais diversos tipos de pensamentos relacionados às formas de trabalho dentro de uma corporação. As novas gerações já nasceram com uma forte presença da tecnologia em suas vidas. Agora, elas entram no mercado e trazem consigo outros pontos de vista para a execução das atividades empresariais.

A adaptação é um processo, mas não pode ser lenta

Ainda sobre o processo de adaptação às novas tecnologias, sabemos que ele deve acontecer, e que é um procedimento natural. Entretanto, ao analisarmos o contexto o qual estamos inseridos, não podemos deixar de lado o fato de que tudo acontece muito rápido. As mudanças surgem de forma extremamente veloz e cabe a nós estarmos antenados a estes movimentos.

Inovações são sempre bem-vindas

Outro ponto de reflexão que deixo é sobre o que ainda há para ser explorado neste universo. A transformação digital possibilitou inúmeras formas de renovar os negócios, aguçando a criatividade dos empresários para se inovarem e pensarem em soluções diferenciadas. Para o futuro, a ideia seria continuar explorando este mercado, procurando novos meios para se reinventar

Mudança na cultura empresarial

Por último, o tópico mais importante. Para aplicarmos todos os requisitos necessários para a jornada de nossos negócios na era digital, precisamos adotar uma nova cultura empresarial, que dialogue com a mudança que vem ocorrendo no mercado. Essa mentalidade precisa ser moderna, olhando para um cenário onde, cada vez mais, promove mudanças e um espírito criativo.

Largue os controles manuais!

É fato que as empresas necessitaram encontrar novos meios para se atualizar e estarem por dentro das inovações que impactam o mercado. Lembram daquele cenário o qual anotávamos tudo manualmente, em planilhas ou em cadernos e, algumas vezes, as informações não batiam? Ou quando um colaborador perdia um dia inteiro para atualizar as informações? Isso mudou graças à era digital, onde vemos que é possível transformar a maneira de nos organizarmos, adotando soluções modernas, e saindo daquele cenário antigo em que as empresas conviviam com altos custos e baixa produtividade.

Por fim, destaco a importância de nos anteciparmos sempre, reinventado nossas operações antes mesmo do futuro chegar. Podemos (e devemos) automatizar nossa rotina empresarial, buscando o melhor para nossos negócios e para nosso dia a dia. Repense as ações estratégicas adotadas por sua empresa e veja como muita coisa mudou.

Vania Rios,  CEO da AnalisaBR, graduada em Ciência da Computação, com MBA em Comunicação e Relação com Investidores e Pós-Graduação em Gestão de Sistemas de Informação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.