O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) avocou o ato de concentração referente à aquisição do controle societário da Red Hat pela IBM.
A IBM atua mundialmente no desenvolvimento, produção e comercialização de uma ampla variedade de soluções de tecnologia da informação, mais propriamente em softwares e sistemas corporativos de TI. A empresa apresentou ao Cade a proposta de aquisição de 100% do controle societário da Red Hat, que fornece softwares e serviços de suporte de código aberto para clientes corporativos a nível global.
Em despacho, o presidente do Cade, Alexandre Barreto, expôs a relevância da apuração do Tribunal no que diz respeito às preocupações concorrenciais levantadas nas hipóteses apresentadas em parecer da Superintendência-Geral da autarquia (SG/Cade), que aprovou a operação.
Análise da SG/Cade teria apontado a possibilidade, mesmo que remota, de limitação da concorrência em razão das sobreposições verticais nos mercados de Server Operating Systems, sistemas operacionais que gerenciam o hardware de computadores pessoais ou servidores; Software-Defined Storage Controller, programas utilizados para otimizar os recursos de armazenamento; e Container Infrastructure Software, espaços de trabalho virtuais pequenos, isolados e leves que ficam em um sistema operacional e são usados para criar, hospedar e implantar uma aplicação.
Bom texto.