A Credicard e o Movimento Black Money (MBM) – o Hub de inovação da comunidade negra – se uniram para lançar um cartão em apoio ao empreendedorismo negro. Fundado em 2017, o MBM promove a autonomia de pessoas negras através do empreendedorismo, da educação e da transformação digital. Uma de suas principais iniciativas é o Mercado Black Money, um marketplace do qual participam mais de 1000 lojistas negros, estimulando o consumo de produtos e serviços da comunidade negra para seu desenvolvimento econômico.
Segundo o estudo "Afroempreendedorismo Brasil", realizado pelo Movimento Black Money, apesar da alta escolaridade entre as pessoas negras – 61,9% têm ensino superior -, apenas 15,8% possuem renda familiar superior a seis salários mínimos, colocando a necessidade financeira como principal motivo para a abertura de negócios – que majoritariamente micro ou de pequeno porte . 63,2% dos empreendedores pretos e pardos têm negócios com apenas um funcionário – eles mesmos. E apenas 0,1% das empresas possuem mais de 51 funcionários.
Além do cartão, a parceria também gerou a inclusão de duas iniciativas do MBM na Loja de Benefícios de Credicard: o Mercado Black Money, um marketplace que permite a conexão entre empreendedores e consumidores antirracistas, e o projeto Impactando Vidas Pretas, iniciativa que atende famílias negras lideradas por mães solos e afroempreendedores, buscando auxiliar famílias desassistidas com transferência de renda e fomento a micro e pequenos negócios.
"Qual o nosso papel em uma sociedade repleta de desigualdades? Como fazer com que pequenas ações do nosso cotidiano impacte a vida de milhares de pessoas? É com esse propósito que o Credicard On MBM nasce, visto a necessidade de fazer o antirracismo parte da nossa rotina. Com ele, vamos entregar ao cliente Credicard a oportunidade de aproveitar os serviços do cartão ao mesmo tempo em que contribui para uma causa que muda vidas. Essa parceria chega para fazer a diferença, mostrando que a mudança pode partir de todos nós", afirma Nina Silva, fundadora e CEO do MBM.
"Temos trabalhado nos últimos anos em busca de conseguir incluir cada vez mais pessoas no sistema financeiro, aprovando limites mais baixos e concedendo crédito de forma sustentável. Além de dar visibilidade e colaborar com o Movimento Black Money, essa parceria vai trazer um melhor entendimento sobre as necessidades deste público, permitindo o desenvolvimento de soluções e produtos que reflitam mais a comunidade negra. Inclusão financeira de verdade passa por ter o tema diversidade como parte integral do nosso trabalho", explica Priscilla Ciolli, superintendente de Credicard.
O cartão conta ainda com anuidade grátis para sempre e pode ser solicitado no app Credicard On. Basta fazer o login, acessar "Perfil", clicar em "Meu Cartão" e em "Cartão Edição Limitada". O cartão tem custo de R$ 25, cobrado diretamente na fatura. Todo o lucro – descontados os custos de emissão e envio – será revertido para o Movimento Black Money Além disso, 0,1% de todo o faturamento do cartão será direcionado para promover a transformação digital da comunidade negra. Para quem ainda não é cliente Credicard e quer ter o cartão, basta solicitar um novo cartão no site e, após a aprovação, seguir o passo a passo no app para emissão do cartão edição limitada.