Muitas marcas esperam há tempos a possibilidade de envio de notificações pelo WhatsApp Business API – a pessoas que já deram o opt-in para recebê-las – como recomendação de produtos e disponibilidade de itens em estoque.
A Zenvia já está oferecendo o serviço. "Esse era um pedido antigo das marcas, e que vai trazer um mundo de possibilidades…é claro que observando todas as regras e políticas do WhatsApp. Já avaliamos casos de usos em telecom, serviços financeiros, e-commerce, varejo, turismo, e também para engajamento, vendas cruzadas, renovação de plano, carrinho abandonado, alerta de preços, recomendação de produtos, e outros", diz Bruno Tonetto, Business Line Owner Campaign da ZENVIA.
Mas é importante atenção à regras e políticas, que continuam ativas, como:
- Notificações (ou qualquer outro conteúdo) só pode ser enviado com opt-in do cliente;
- Qualquer template é aprovado pelo WhatsApp;
- As pessoas podem reportar ou bloquear empresas a qualquer momento, por isso é importante as mensagens serem personalizadas, objetivas e com informações relevantes para o consumidor;
- As companhias precisam deixar explícito o nome da empresa;
- É necessário seguir as políticas do WhatsApp;
- É preciso oferecer opt-out para as mensagens enviadas.
"Já ajudamos nossos clientes a aprovar milhares de templates, então, disponibilizamos nossa expertise para ajudá-los com o melhor fluxo conversacional, resultando em maior engajamento do cliente final e maior conversão nas campanhas, seguindo todas as diretrizes estabelecidas", complementa Tonetto.
Para que as empresas já possam começar a usar o novo serviço, a Zenvia está oferecendo planos a partir de R$ 99 / mês para a aquisição do número de WhatsApp. O custo unitário por mensagem varia de acordo com o volume trafegado, assim como o setup oscila conforme o porte da empresa.